Geologia e Relevo
1. A análise da ilustração a seguir, associada
aos conhecimentos sobre as camadas da Terra, permite concluir:
Camadas da Terra
(01) A crosta terrestre representa 50% da massa
total do planeta e é constituída predominantemente por rochas cristalinas.
(02) A Terra é formada por camadas sucessivas,
de densidades diferentes, que aumentam da superfície para o centro.
(04) A separação das camadas da Terra é feita
através da energia liberada pelo nife.
(08) As diferentes temperaturas das camadas da
Terra decorrem do processo de resfriamento iniciado na crosta terrestre.
(16) O núcleo é a camada da Terra que exerce
maior influência sobre a litosfera, através de fenômenos geológicos.
2.
Com relação aos períodos geológicos, assinale as alternativas corretas.
A)
A espécie humana moderna apareceu no período Quaternário da era Cenozóica.
B)
Os dinossauros foram os animais dominantes do período Jurássico da era Mesozóica.
C)
As aves e os mamíferos surgiram após a extinção dos dinossauros, no período
Terciário da era
Cenozóica.
D)
Os primeiros seres vivos apareceram no período Carbonífero.
E)
Os primeiros organismos terrestres foram os anfíbios, que surgiram no pré-cambriano.
3. Considerando as
forças internas e externas que agem no globo terrestre, responda o que for
correto:
01. A origem da Terra está ligada intrinsecamente
à formação do Sol, dos demais planetas do sistema solar e de todas as estrelas
a partir de nuvens de gás e poeira interestelar.
02. A Terra possui importantes fontes de calor em
seu interior, que fornecem energia para as atividades de sua dinâmica interna e
condicionam a formação de magmas e demais manifestações da assim chamada
tectônica global.
04. A crosta terrestre e a parte do manto
inferior integram a litosfera.
08. Os continentes situam-se acima do nível do
mar devido às definições de composição e densidade entre a crosta continental e
a crosta oceânica.
16. No vulcanismo, o magma quente chega à
superfície, onde se derrama como lava.
32. Embora sejam resultantes do mesmo processo
geológico, os terremotos são menos destrutivos do que os abalos ou tremores de
Terra.
64. Ocupando grande parte da plataforma
sul-americana, o Brasil era considerado, até há pouco tempo, como assísmico,
por não se conhecer a ocorrência de sísmicos destrutivos.
4. Como classificar um
fenômeno que mudou o eixo de rotação da Terra? Que adjetivos usar para um
cataclismo que deslocou ilhas inteiras – e engoliu outras, para sempre? Que
matou em segundos mais de 100.000 pessoas em doze países? Que liberou uma
energia equivalente a de 1 milhão de bombas atômicas como a de Hiroshima? Que
começou com impressionantes 9 graus na escala Richter, nas proximidades da
ponta superior do arquipélago indonésio, teve força para atravessar 6.500
quilômetros e matar gente na costa oriental da África, além de alterar marés
até no Chile? Os números que procuram medir e, mesmo que pobremente, retratar a
extensão dodesastre são uma teimosa manifestação da racionalidade humana em
face do que, para nós, limitados pela perspectiva de nossa brevíssima história
neste planeta, parece ser a irracionalidade da natureza.
(Adaptado de: Veja,
p. 47-48, 5 jan. 2005)
Tomando como referência o texto acima e o mapa das placas
tectônicas apresentado a seguir, avalie as afirmativas.
01. A litosfera é constituída por placas
semi-rígidas que derivam sobre a astenosfera. Os maiores e mais violentos
terremotos ocorrem nas bordas das placas tectônicas, coincidindo com a
localização de áreas vulcânicas.
02. Quanto maior for a distância entre o foco e o
epicentro de um terremoto, maior será sua intensidade. O epicentro que gerou o tsunami no Índico ocorreu na porção
oeste da Ilha de Sumatra.
04. Analisando a direção do movimento das placas
litosféricas, é possível deduzir que os tsunamis
são mais freqüentes no Índico do que nos outros oceanos, nos quais
predomina a expansão do assoalho marítimo.
08. Ao longo da falha de San Andréa (Califórnia,
EUA), está prevista a ocorrência de um grande abalo sísmico idêntico ao que
atingiu o Sudeste da Ásia. Sua causa está no deslizamento lateral entre as
placas pacífica e norte-americana.
16. A estabilidade tectônica do território brasileiro,
não afetado por tsunamis, está
relacionada à posição do País dentro da placa sul-americana e também ao tipo de
movimentação desta placa.
5. Analise o gráfico.
O gráfico representa a evolução de uma área
continental adjacente a um limite de placas tectônicas em colisão. A área
continental é soerguida ao longo do tempo geológico.
Com base na análise do gráfico, pode-se afirmar
que:
01) A curva A representa uma taxa de
soerguimento maior que a taxa de erosão.
02) A curva B representa uma taxa de soerguimento
igual à taxa de erosão.
04) A curva C representa uma taxa de
soerguimento menor que a taxa de erosão.
08) A evolução do relevo durante o intervalo de
tempo T1 correlaciona-se a um fenômeno orogenético.
16) A evolução do relevo durante o intervalo de
tempo T2‚ correlaciona-se ao aumento da velocidade de colisão das
placas tectônicas.
6.
Considerando o mapa abaixo sobre as unidades do relevo brasileiro, segundo a
classificação de Jurandir L. S. Ross, é correto afirmar que:
01. os números 1, 2 e 3 constituem áreas de
planaltos em bacias sedimentares e são circundados quase inteiramente por
depressões periféricas e marginais.
02. os números 24, 25 e 26 representam áreas de
planície geradas por deposição de sedimentos recentes.
04. as áreas de número 13, 14 e 19 correspondem a
áreas de planalto, com altitude acima de 800m.
08. o número 4 corresponde à área de planície em
bacia sedimentar e se caracteriza por apresentar, nos seus contatos, frentes de
cuesta.
16. as áreas de planalto e depressões são predominantes
no território brasileiro.
7. Quanto a evolução física e estrutural da
Terra, é correto afirmar que:
(01) Os agentes externos que modelam as formas
de relevo são os rios, as chuvas, as geleiras, os ventos, os mares e os seres
vivos.
(02) A estrutura geológica do planalto
arenito-basáltico da Região Sul do Brasil está relacionada com intensa
atividade vulcânica.
(04) A formação das jazidas carboníferas do sul
do país ocorreu na era cenozóica.
(08) A Serra do Mar originou-se na era
mesozóica, embora geologicamente esteja estruturada em rochas paleozóicas.
(16) A gênese da cordilheira dos Andes deu-se
na era cenozóica.
8. Observe atentamente a
figura abaixo, que representa os horizontes do solo.
Tomando por base a ilustração e os conhecimentos adquiridos
sobre o assunto, avalie as afirmativas que se seguem.
01. A figura mostra uma seqüência vertical de
camadas (perfil do solo), na qual o horizonte 0 se destaca por sua elevada concentração de matéria orgânica
vegetal e animal em diferentes graus de decomposição, enquanto o horizonte D corresponde à rocha matriz ou rocha
inalterada.
02. A fertilidade natural do solo depende
fundamentalmente de dois fatores: do clima local, que desencadeia o processo
denominado intemperismo (desintegração e decomposição das rochas) e da
quantidade de húmus, presente sobretudo nos horizontes A e B.
04. Diferentes culturas agrícolas, como café,
soja, algodão, retiram do solo diferentes quantidades de macronutrientes. Por
essa razão, monoculturas prolongadas, como a do café (nas terras roxas do
Planalto Meridional) e da cana-de-açúcar (no solo nordestino de massapé), são
práticas agrícolas desaconselháveis.
08. O horizonte A, que contém as raízes dos vegetais, sofre normalmente perdas de
minerais (ferro e alumínio) pelo processo de lixiviação. Esse fenômeno é
bastante comum em climas tropicais semi-áridos, como o do Sertão nordestino,
ocasionando o esgotamento precoce do solo.
16. Com a introdução de fertilizantes químicos e
pesticidas, a produtividade agrícola aumentou consideravelmente, e a indústria
química passou a exercer um verdadeiro monopólio sobre a agricultura. Esse
aspecto é mais evidente nos EUA e nos países europeus mais desenvolvidos,
atualmente líderes na produção mundial de alimentos.
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