sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Questões de Geografia do Brasil



1.
“Mas o dragão continua na floresta a devorar
e quem habita essa mata para onde vai se mudar
corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá,
tartaruga pé ligeiro corre-corre tribo dos camaiorá.
No lugar que havia matas, hoje é a perseguição
grileiro mata posseiro, só para lhe roubar seu chão
castanheiro, seringueiro já viravam até pião
Zé de Nana está de prova naquele lugar tem cova
gente enterrada no chão.”

As duas estrofes da poesia “Saga Amazônica”, de Vital Faria, transcritas acima, caracterizam a situação da Floresta Amazônica, destacando a relação da sociedade com a natureza. Nelas são abordados problemas sociais advindos dessa relação. Identifique a (s) alternativa (s) que caracteriza esse quadro.
01.  A violência dos processos de ocupação da região Norte do Brasil, destacando a relação ocupante/natureza/nativo.
02.  A política de assentamento de pequenos proprietários sem terra e os conflitos com posseiros.
04.  A ocupação de áreas de grileiros por caboclos para implantação de lavouras e grandes grupos econômicos interessados na produção de madeira.
08.  A destruição dos recursos naturais e a implantação de megaprojetos de desenvolvimento para a Amazônia a partir da criação de indústrias e fazendas agrícolas para a produção de transgênicos.
16.  A apropriação das terras amazônicas por grilagem, a fim de criar áreas de proteção da biodiversidade.

2. Assinale a(s) alternativa (s) correta (s) em relação à Hiléia.
01. Apresenta grande homogeneidade quanto à cobertura vegetal.
02. Corresponde à floresta latifoliada equatorial.
04. Seus solos geralmente são pobres e a floresta se sustenta pela rápida reabsorção do material orgânico acumulado no chão.
08. Recebe chuvas abundantes.
16. Situa-se ao sul da linha do Equador, em latitudes médias.

3. Sobre a região da Amazônia, assinale a(s) proposição (ões) correta (s).
01. Possui uma das maiores bacias fluviais do mundo.
02. Apresenta conflitos apenas por fronteiras.
04. Apresenta vários problemas, tais como lutas pela terra e devastação da natureza.
08. Caracteriza-se por ser uma região sem população.
16. Apresenta conflitos por terras de interesses distintos e opostos.

4. Sobre a vegetação brasileira, assinale a(s) proposição (ões) correta (s).
01.  A Mata dos Cocais é uma formação vegetal encravada entre a Floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga. É, portanto, uma mata de transição entre formações bastante distintas, constituída por palmeiras ou palmáceas.
02.  Nas áreas do pantanal mato-grossense há campos inundáveis, floresta tropical e mesmo cerrado. O Pantanal, portanto, não é uma formação vegetal, mas um complexo que agrupa várias formações em seu interior.
04.  Mata de galeria ou mata ciliar é a que acompanha os rios e lagos, ficando permanentemente alagada. Nela se reproduzem milhares de espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Ela também é conhecida pelo nome de mangue.
08.  Os campos naturais são formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. Sua origem pode estar associada a solos rasos ou a temperaturas baixas, em regiões de altitudes elevadas, a áreas sujeitas a inundação periódica ou ainda a solos arenosos.
16.  O cerrado é muito parecido com a savana africana; é constituído por uma vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa (que retém mais água).

5. A pressão do homem sobre o Pantanal tem causado impactos ambientais, entre os quais, o assoreamento dos rios, como conseqüência das derrubadas de mata galeria e da prática da agricultura. Sobre a mata galeria, assinale a(s) proposição (ões) correta (s).
01.  É de transição entre a área de clima úmido da Amazônia e a área de clima subtropical do sul do país.
02.  Se desenvolve ao longo das margens dos rios, aproveitando a umidade nelas existentes.
04.  É uma mata contínua e densa, típica das áreas de clima Tropical Semi-Úmido, que abrangem somente parte do Centro-Oeste brasileiro.
08.  É uma mata que ocupa os terrenos próximos aos rios.
16.  É típica do Centro-Oeste brasileiro, onde as árvores se encontram distantes umas das outras e apresentam-se com troncos retorcidos.

6. O termo poluição deriva do latim poluere, que significa sujar. Sobre os tipos de poluição, assinale a(s) proposição (ões) correta (s).
01. A disponibilidade de água potável tem diminuído no mundo, constituindo-se em um dos mais sérios problemas da atualidade.
02. A poluição do ar é o resultado do lançamento na atmosfera de gases.
04. No Brasil as chuvas ácidas representam o maior elemento poluente das pequenas cidades.
08. As ilhas de calor se constituem em um elemento formador de poluição, pois se dissipam por enormes áreas urbanas e rurais, levando partículas altamente perigosas à saúde humana.
16. O lixo urbano só é problema em grandes megalópoles, pois nas pequenas cidades ele é gerenciado de forma satisfatória.

7. Abaixo, estão descritas ocorrências que constituem problemas ambientais, que se generalizaram e extrapolaram grandemente os antigos limites.  Leia-as com atenção e assinale a(s) proposição (ões) VERDADEIRA(S).
01. A chuva ácida exemplifica um tipo de degradação ambiental global, próprio das sociedades tradicionais rurais.
02. O efeito estufa é um problema ambiental, ligado ao desenvolvimento, com efeito planetário.
04. A destruição das florestas tropicais diminui a rica biodiversidade, além de alterar o clima da área, com reflexos sobre outros espaços geográficos.
08. No Terceiro Mundo, no que diz respeito à maioria da população, concentra-se a poluição da miséria, caracterizada, por exemplo, pela fome, subnutrição, lixões, ausência de esgotos e de água potável.
16. A diminuição da camada de ozônio permite que a nociva radiação ultravioleta atinja diretamente a Terra, aumentando a incidência de doenças da pele.

8. O mapa do Brasil, a seguir, mostra a degradação do seu litoral. 









FONTE: Adaptado de Atlas do Meio Ambiente do Brasil. Brasília,
                                                            Embrapa, Fundação Banco do Brasil / Terra Viva, 1996.
A respeito dele, pode-se afirmar que:
01. A área assinalada com o nº 1, corresponde à foz do Parnaíba, um rio intermitente, onde  as  areias das dunas vêm  sendo  aproveitadas  nas construções, degradando, por  isso,  esse  ambiente  aparentemente pobre em termos biológicos.
02. O Recôncavo Baiano, representado pelo nº 2, é área de poluição por produtos provenientes da indústria petroquímica, bem como de minerais pesados, óleo, além dos esgotos.
04. O nº 4 assinala a região mais urbanizada do Brasil, causadora de enorme poluição por esgotos domésticos e industriais.
08. A balneabilidade do litoral brasileiro atrai inúmeras pessoas e leva a uma ocupação desenfreada, desencadeada por empreendimentos turísticos e imobiliários que ameaçam o equilíbrio ambiental.

9. A questão ambiental tem-se caracterizado como uma das grandes preocupações do mundo moderno.  Muitos dos recursos utilizados na produção industrial são extraídos diretamente da natureza, causando-lhe prejuízos por vezes incalculáveis.  Hoje, é bastante corrente a reutilização e/ou reciclagem de muitos produtos, bem como uma maior preocupação com medidas anti-poluição, além de uma melhoria na educação, quando se refere à questão do meio-ambiente.  Tudo isso, como medida, para que no futuro possamos ter um ambiente propício à continuidade das atividades econômicas e, principalmente, viável à própria vida. 

      Com relação a essa temática, Assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
01. A preocupação com a degradação ambiental é legítima e oportuna, pois muitos recursos necessários à vivência humana poderão se esgotar em pouco tempo.
02. A inquietação por questões ambientais é um exagero, fruto apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos radicais.
04. Com um sistema sócio-econômico voltado principalmente à produção de mercadorias, visando basicamente ao lucro, torna-se difícil, sob o capitalismo, a não degradação dos recursos naturais.
08. Não há problemas quanto aos recursos minerais, pois os estudos garantem, para qualquer caso (água, minérios, fontes de energia térmica) reservas suficientes para os próximos 500 anos.
16. Com a queda no processo de urbanização, diminuirão, vertiginosamente, os problemas sócio-ambientais, tanto nas cidades quanto no meio rural.

10. As figuras abaixo mostram dois fenômenos ambientais de grandes cidades. Analise-as, e assinale a(s) proposição (ões) CORRETA (S):
01. Na figura 1, que apresenta condições atmosféricas normais, o ar mais próximo ao solo é mais quente do que o ar em altitude, o que ocasiona movimentos de convecção e a conseqüente formação de ventos que dissipam os gases poluentes.
02. Nos espaços altamente urbanizados, é significativa a diferença de temperatura entre a região central, mais fria, e a periferia, com maior temperatura, fato comprovado na figura de número 3.
04. No inverno, figura 2, a rápida penetração de ar frio provoca a inversão das camadas atmosféricas, quando os gases poluentes permanecem retidos no local, em virtude da ausência de ventos, situação responsável pelo surgimento de doenças respiratórias.
08. Em São Paulo, na cidade do México e em Tóquio, a inversão térmica, fenômeno mostrado na figura 2, é agravada não só pelo grande volume de poluentes emitidos a partir da grande frota  de veículos, como também pela  quantidade de  indústrias nessas três metrópoles.
16. A poluição, o asfalto, o concreto e a ausência de áreas verdes são os fatores responsáveis pela maior temperatura nas regiões centrais das cidades, fenômeno conhecido como “ilhas de calor”, conforme é mostrado na figura 3.

11. Leia atentamente os textos abaixo:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
(CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, DF: Senado, 1988, artigo 225, caput).

Essa evolução culmina, na fase atual, onde a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminam por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explícita, um modelo técnico único que se sobrepõe à multiplicidade de recursos naturais e humanos.
(SANTOS, Milton. A redescoberta da natureza. Aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 10 mar. 1992).
Sobre os textos acima, referentes à questão ambiental, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S):
01. Conforme o texto de Milton Santos, a economia contemporânea reconhece a existência de modelos técnicos diversos, o que favorece o respeito às características naturais e humanas em diferentes pontos do planeta.
02. O artigo 225 da Constituição Brasileira manifesta preocupação com a defesa e a preservação do meio ambiente, considerado um bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida.
04. Pela constituição aprovada em 1988, a defesa do meio ambiente é tarefa exclusiva do poder público, razão pela qual a ação das Organizações Não-Governamentais (ONGs) não é reconhecida legalmente.
08. O segundo texto expressa o reconhecimento de que o modelo econômico adotado determina a utilização saudável dos recursos naturais e humanos.
16.  De acordo com a Constituição da República, as dificuldades da vida atual dispensam as gerações presentes de qualquer responsabilidade relativa ao patrimônio ecológico e ambiental legado às gerações futuras.

12. A tabela abaixo mostra o crescimento vegetativo do Brasil (1940-1991), baseada em dados do IBGE.

BRASIL - CRESCIMENTO VEGETATIVO - 1940-1991

PERÍODO

NATALIDADE (‰)

MORTALIDADE (‰)
1941-1950
44,4
             20,9

1951-1960
43,2
             14,2

1961-1970
37,7
               9,8

1971-1980
33,0
               8,1

1981-1991
26,8
               7,7


Sobre a evolução apresentada pelas taxas, é CORRETO concluir que:
01. As taxas de natalidade e de mortalidade apresentaram declínio no período enfocado pela tabela.
02. A urbanização, de 1960 em diante, provocou a aceleração nos índices de natalidade.
04. A mortalidade aumentou visivelmente no período do pós-II Guerra Mundial.
08. O crescimento vegetativo começou a diminuir a partir da década de 60.
16. O crescimento vegetativo verificado no período de 1981 a 1991 iguala-se ao dos países desenvolvidos da Europa Ocidental.

13. Observe atentamente a tabela abaixo e assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
Taxa média geométrica de crescimento anual da população, segundo as Grandes Regiões – 1940/1996.


Grandes Regiões

Taxa média geométrica de crescimento anual (%)

1940/50

1950/60

1960/70


1970/80

1980/91

1991/96
Brasil
2,39
2,99
2,89
2,48
1,93
1,38
Norte
2,29
3,34
3,47
5,02
3,85
2,44
Nordeste
2,27
2,08
2,40
2,16
1,83
1,06
Sudeste
2,14
3,06
2,67
2,64
1,77
1,35
Sul
3,25
4,07
3,45
1,44
1,38
1,24
Centro-Oeste
3,41
5,36
5,60
4,05
3,01
2,22

            Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Diretoria de Geociências Atlas
                         Nacional do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

01. A taxa de crescimento populacional de 1,38% colocou o Brasil no mesmo patamar dos países desenvolvidos como o Japão, a França, a Alemanha e a Itália, dentre outros.
02. As regiões Sudeste e Sul apresentam, há algumas décadas, taxas consistentemente declinantes, caminhando para padrões relativamente estabilizados de crescimento demográfico.
04. As maiores taxas de crescimento populacional no último período foram registradas nas regiões Norte e Centro-Oeste, motivadas tão somente pelas correntes migratórias.
08. As diminuições no crescimento demográfico vêm ocorrendo em todas as regiões brasileiras, com ritmos distintos e temporalmente diferenciados.
16. No período 1991/1996, a menor taxa de crescimento populacional foi registrada no Nordeste, fruto, em grande parte, da redução da fecundidade naquela região.

14. Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo, e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).

OS PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO

País
População Absoluta
(milhões de habitantes)
População Relativa
(Hab./km2)
  1. China
              1.250
              135
  2. Índia
              1.000
              330
  3. Estados Unidos
                 276
                29
  4. Indonésia
                 208
              110
  5. Brasil
                 169,5
                20
  6. Rússia
                 147
                  9
  7. Paquistão
                 152
              199
  8. Bangladesh
                 127
              966
  9. Japão
                 126
              333









 
10. Nigéria
                 120
              175


01. O Brasil é um país bastante povoado.
02. O Brasil é um país populoso.
04. O Brasil é um país populoso e bastante povoado.
08. Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui uma baixa população relativa.
16. Por ser um país bastante povoado, o Brasil não exige políticas de desenvolvimento regional para a ocupação do território. 

15. Em junho de 2001 os estados brasileiros concluíram seus debates, com a participação da sociedade, apontando as prioridades para a construção da Agenda 21 brasileira. Com base nesta colocação e na tabela abaixo, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).

BALANÇO DOS DEBATES ESTADUAIS DA AGENDA 21 BRASILEIRA

ESTADOS

Agricultura
Sustentável

Cidades
Sustentáveis

Infra-
Estrutura

Redução das
Desigualdades

Ciências e
Tecnologia
Gestão dos Recursos
Naturais
Total Geral
de Propostas
por Estado

Número de
Participantes
01-Alagoas
28
21
32
17
17
37
152
168
02-Sergipe
14
10
00
24
01
28
77
103
03-Piauí
21
12
02
10
00
16
61
113
04-Maranhão
09
08
12
39
23
08
99
102
05-R.G. do Norte
37
31
09
34
03
110
224
290
06-Mato Grosso
109
09
14
21
40
27
220
270
07-S. Catarina
163
74
16
45
64
63
425
80
08-E. Santo
13
01
04
04
00
06
28
100
09-Ceará
49
17
70
45
18
49
248
295
10-Paraíba
74
16
39
66
15
33
243
137
11-Roraima
52
04
14
02
32
16
120
110
12-Pernambuco
154
59
128
56
101
77
575
193
13-Bahia
61
17
24
21
49
18
190
119
14-R. de Janeiro
83
16
50
27
16
41
233
170
15-R. G. do Sul
129
26
22
17
51
74
319
120
16-Pará
86
22
06
28
12
39
193
130
17-Amazonas
79
16
29
43
16
50
233
100
18-Minas Gerais
330
90
184
60
97
215
976
354
19-M. G. do Sul
40
09
08
10
11
30
108
150
20-Acre
38
11
07
15
12
07
90
75
21-Tocantins
35
31
24
10
07
35
142
160
22-Rondônia
30
19
04
19
12
24
108
130
23-Goiás
97
20
17
25
05
54
218
92
24-São Paulo
20
40
83
12
07
152
314
161
25-D. Federal
60
14
07
12
00
11
104
75
Total Geral
1.811
593
805
662
609
1.220

5.700
3.797
Percentuais
32%
16%
14%
12%
11%
21%

100%

Fonte: Revista Ecologia e Desenvolvimento.  Ano 11, n. 93, p. 19.
01. As prioridades definidas nos debates estão relacionadas a ações nas áreas de agricultura sustentável e de gestão dos recursos naturais, com cerca de 53% das propostas.
02. Dentre os eixos temáticos principais da Agenda 21 Nacional, os que mereceram menor atenção dos participantes foram o de Redução das Desigualdades e o de Ciências e Tecnologia.
04. Em termos de número de participantes, os estados mais ativos nas discussões e debates da Agenda 21 foram Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
08. Os estados que mais apresentaram propostas para a constituição dos debates da Agenda 21 brasileira foram:  Piauí, Sergipe, Acre e Maranhão.
16. Na sua concepção teórica, a Agenda 21 deve ser entendida como um foro de co-responsabilidade para encontrar soluções.

16. A respeito da população e da urbanização brasileira, assinale o que for correto.
01. Os índices de mortalidade infantil constituem um bom indicador da qualidade de vida de uma população, o que faz com que o Brasil, um país de economia de transição, com baixos índices nesse item, se coloque entre as nações com menores taxas de mortalidade infantil do mundo.
02. O Brasil, ultimamente, tem procurado estabelecer uma legislação sobre as formas de uso e ocupação do solo urbano para que se evite uma descaracterização das paisagens urbanas, bem como a perda da memória e da identidade das cidades.
04. O sucesso da imigração no sul do Brasil pode ser medido pela ascensão socioeconômica dos imigrantes e seus descendentes; fato comprovado, tanto pelas importantes indústrias estabelecidas por eles, assim como pelos cargos que ocuparam os seus descendentes, na vida pública ou privada.
08. No Brasil, a população rural ainda é maior do que a população urbana, embora o país já tenha atingido um nível significativo de industrialização em relação a outros países subdesenvolvidos ou de economia de transição.
16. A quase totalidade dos movimentos migratórios ocorridos no Brasil, ao longo de sua história, estiveram relacionados com condições socioeconômicas e as faixas de renda dessas populações foram quase sempre baixas.

17. Assinale a (s) alternativa (s) que corresponde (m) a uma conseqüência direta do desmatamento.
01. A destruição da biodiversidade
02. A diminuição dos índices pluviométricos
04. O assoreamento dos rios
08. O terraceamento das encostas
16.  O aumento da erosão

18. Entende-se por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país. Assinale a(s) proposição (ões) correta (s) sobre o assunto.
01.  A divisão do Produto Interno Bruto pela população economicamente ativa, calculando-se assim a média produtiva per capita.
02.  O resultado de um ranqueamento de um conjunto de médias, considerando-se, entre outros fatores, o Produto Interno Bruto, a renda per capita, a porcentagem da população economicamente ativa, a participação do setor terciário na economia e o balanço entre exportação e importação.
04.  Uma média que se expressa numa escala que varia de 0 a 1, incluindo os indicadores de expectativas de vida, grau de escolaridade e renda per capita.
08.  O coeficiente obtido pela média ponderada entre Produto Interno Bruto e Produto Interno Líquido, e entre renda per capita e porcentagem de população economicamente ativa.
16.  um indicador que não se expressa em termos de quantificação, mas em termos de avaliação qualitativa de numerosos fatores socioeconômicos.

19. Na primeira semana de maio de 2002, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alguns resultados do Censo 2000 que podem ser comemorados pela população brasileira, tais como a queda da mortalidade infantil e um maior número de telefones no país. No entanto, ainda persiste uma grande concentração de renda e desigualdade nos indicadores socioeconômicos no Brasil.
Considere as seguintes afirmações sobre os resultados apontados pelo Censo 2000, que mostram um novo “retrato” do país e assinale a(s) proposição (ões) correta (s).
01. A região Nordeste continua sendo a maior expulsora de população, enquanto a região Sudeste continua sendo o principal destino de migrantes nordestinos que buscam novas oportunidades de trabalhos.
02. O número de brasileiros que se identificam como brancos diminuiu, sendo que, na Bahia, essa mudança foi ainda mais acentuada.
04. Foi constatado um aumento da pluralidade de religiões, assim como o de indivíduos “sem religião”.
08. A participação das mulheres no mercado de trabalho diminuiu.
16. O número de pessoas analfabetas aumentou.

20. Sobre a demografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações. Assinale a (s) proposição (ões) correta (s)
01.  A combinação do aumento das taxas de fecundidade com a diminuição das taxas de mortalidade aponta para uma tendência de envelhecimento da população.
02. Assim como a fecundidade do passado determina o crescimento atual da população, a fecundidade atual determinará o crescimento futuro.
04. Fatores externos são a causa mais freqüente da mortalidade entre os jovens (dos 15 aos 19 anos).
08. As taxas de natalidade no Brasil estão diminuindo.
16. A população idosa no Brasil está aumentando.

21. Sobre a população brasileira, segundo o censo de 2000, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
01. A intensidade das migrações rurais-urbanas provocou um aumento absoluto (e não somente relativa) da população rural do país, nas duas últimas décadas.
02. Há concentração demográfica em certas áreas, especialmente nos grandes centros urbanos.
04. As grandes cidades têm sido o destino de migrações não só do campo, mas também de migrações urbanas das pequenas e médias cidades.
08. Os interesses mercantis, no início da colonização, impuseram maior proximidade com a Europa, gerando uma concentração da população brasileira na fachada Atlântica.

22.
De acordo com a pirâmide etária brasileira de 2002, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
01.  A estrutura etária brasileira é semelhante à dos países da África subsaariana.
02. A quantidade de crianças na população brasileira significa que o índice de fecundidade aumentou nos últimos vinte anos.
04.  A redução da população infantil (de 0 a 9 anos) pode representar que o país apresenta problemas financeiros e que a maior parte da população ainda se encontra na zona rural.
08. Tanto a faixa etária de 0 a 9, quanto a de 60 anos ou mais diminuem os gastos do governo, pois pertencem à população economicamente ativa.
16. O predomínio da população adulta representa, ou deveria representar, que o país se encontra no auge de seu potencial populacional, pois ela representa a PEA.

23.





A análise das pirâmides populacionais brasileiras de 1990 e 2005 permite afirmar que: Assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
01.  O estreitamento da base da pirâmide indica que o Brasil ainda é um país muito jovem.
02.  O aumento do topo indica prosperidade na vida social e econômica do país.
04.  O crescimento percentual da faixa etária entre 18 e 39 anos representa predomínio da população adulta.
08. O Brasil irá apresentar maiores gastos com a população idosa no futuro, de acordo com a evolução das pirâmides.
16.  O formato da pirâmide brasileira, cada vez mais, se distancia do formato da pirâmide de um país subdesenvolvido.




 Analise o gráfico para responder a questão 24 e 25.
24. A partir do gráfico, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
01. O rápido encaminhamento para o padrão de dois filhos por casal, chamado de nível de reposição populacional, no qual cada mulher tem em média apenas uma filha para substituí-la no ciclo reprodutivo seguinte.
02. O domínio absoluto de adultos e idosos, ao contrário do que se observava na década de 80.
04. A diminuição das taxas de natalidade e, em conseqüência do ritmo demográfico, a estabilidade demográfica seria uma questão de tempo.
08. A mudança do padrão demográfico, transformando a estrutura da sociedade brasileira, com grandes impactos sobre a composição do mercado de trabalho.
16. A elevação da participação da população jovem no mercado de trabalho, visando suprir a carência da população adulta em idade ativa.

25. Observado o gráfico, Assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
01. Os meios de comunicação de massas passam a atingir um número maior de pessoas e a divulgar um modelo de família menor e com maior potencial de consumo.
02. O uso de medidas contra a AIDS também tem funcionado como método contraceptivo.
04. As mulheres passam a ter maior acesso à educação e aos métodos que permitem planejar o número de filhos.
08. A participação mais ativa das mulheres no mercado de trabalho retardam, de uma maneira geral, a idade das uniões civis e idade em que se tem o primeiro filho.
16.  O controle de natalidade imposto pela política demográfica brasileira, principalmente nas áreas urbanas.

26. Os estados do Sul do Brasil possuem características sócio-econômicas que os diferenciam das demais regiões brasileiras, a começar pelo processo de colonização, com presença marcante de imigrantes provenientes da Europa, com destaque aos alemães, italianos e eslavos.

            Com relação à ocupação do território na Região Sul, é CORRETO afirmar que:
01. Os imigrantes europeus ocuparam apenas o litoral, não se dirigindo para o interior.
02. A ocupação do território pelo imigrante deu-se na forma da pequena propriedade e da produção familiar.
04. Os excedentes da colonização européia do Noroeste gaúcho deslocam-se, a partir do século XX, para Santa Catarina e outros estados brasileiros.
08. A presença  alemã  foi  marcante no planalto gaúcho e catarinense, onde desenvolveu a pecuária e a exploração da madeira.
16. Não houve, em relação à colonização européia na Região Sul, qualquer desenvolvimento industrial, pois a economia era essencialmente agrícola.

27. O fenômeno das grandes migrações marcaram a história e a geografia brasileiras. A partir da década de 1990, observa-se uma diminuição do fluxo migratório inter-regional no país. Explique por que isso vem ocorrendo.

28. Ao longo do século XX o Brasil passou por dois grandes fluxos migratórios distintos, o primeiro, intensificado a partir de 1850 como alternativa para o fim do tráfico negreiro, só perdendo a intensidade a partir do estabelecimento da Lei de Cotas de Imigração em 1934. O segundo, mais recente, observado a partir da década de 80, reflete a crise econômica interna e em grande parte da América latina, bem como o fortalecimento econômico dos Estados Unidos e da Europa Ocidental. Desenvolva uma análise comparativa entre estes dois fluxos migratórios.

29. O Programa Fome Zero é de todo o governo. Portanto, envolve todos os Ministérios e conta com a estrutura do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que é responsável pela coordenação das ações.
Assinale a(s) proposição (ões) correta(s) que corresponde (m) às ações ministeriais que exemplificam as políticas estruturais propostas pelo governo federal.
01. Geração de emprego e renda.
02. Incentivo à agricultura familiar, tanto quanto aos agronegócios.
04. Intensificação da reforma agrária.
08. Bolsa escola, renda mínima e superação do analfabetismo.
16. Crédito solidário.

30. “Nas pesquisas de emprego, realizadas pelo IBGE, é considerada população economicamente ativa (PEA) a parcela dos trabalhadores ocupados e desocupados na semana em que é realizado o levantamento dos dados [...]. As pessoas ocupadas são aquelas que estão exercendo algum trabalho [...].”

Com base nos conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que:
01. O aumento do número de desempregados no Brasil tem reforçado as atividades e o comércio informais.
02. A Argentina, a Alemanha e o México resolveram o problema do desemprego por meio da integração econômica, como a formação dos blocos regionais.
04. As novas formas técnicas e organizacionais, como a informatização e a automação de tarefas tanto nas atividades agropecuárias quanto da indústria, são características de um crescimento econômico que tem diminuído os altos índices de desemprego.
08. O aumento do número de trabalhadores autônomos e do subemprego no Brasil tem sido influenciado pela busca de relações trabalhistas menos onerosas e sem carteira assinada.



GABARITO
01.  01.     (01)
02.  02, 04, 08.  (14)
03.  01, 04, 16.  (21)
04.  01, 02, 08, 16. (27)
05.  02, 08. (10)
06.  01, 02. (03)
07.  02, 04, 08, 16. (30)
08.  02, 04, 08. (14)
09.  01, 04. (05)
10.  01, 04, 08, 16. (29)
11.  02. (02)
12.  01, 08. (09)
13.  02, 08, 16. (26)
14.  02, 08. (10)
15.  01, 02, 04, 16. (23)
16.  02, 16. (18)
17.  01, 02, 04, 16. (23)
18.  04, 16. (20)
19.  01, 04. (05)
20.  01, 02, 04, 08, 16. (31)
21.  02, 04, 08. (14)
22.  16. (16)
23.  02, 04, 08, 16. (30)
24.  08. (08)
25.  01, 02, 04, 08. (15)
26.  02, 04, 08. (14)
27.  Descentralização do parque industrial, fato que levou à diminuição do fluxo para o Sudeste. Por outro lado, outras regiões passaram a produzir mais empregos devido, dentre outros fatores, à expansão das atividades agropecuárias, caso da soja, cultivo que vem atraindo grandes contingentes populacionais para o centro-norte do país.
28.  O primeiro fluxo é marcado pela entrada de imigrantes europeus, principalmente da Alemanha e Itália.
O segundo fluxo é marcado pela saída de brasileiros em direção aos EUA e Europa, em busca de oportunidades e melhores condições de vida.
29.  01, 02, 04, 08, 16. (31)
30.  01, 08.  (09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário