sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Questões: Brasil, atividades econômicas




1. Observe o gráfico.


Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. Não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo.
02. As políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos.
04. Os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos; as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo.
08. As políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo.
16. A cana-de-açúcar é uma cultura empregada em latifúndios.

2. No primeiro semestre de 2006 o agronegócio brasileiro enfrentou uma das piores crises: as dívidas do setor atingiram R$ 50 bilhões, 40% dos agricultores estavam inadimplentes e a taxa de desemprego no campo aumentava continuamente. Essa crise pode ser explicada pelos seguintes fatores: Assinale a(s) alternativa (s) correta (s).

01. Desvalorização do real, aumento dos preços dos insumos, erradicação dos focos de aftosa e investimentos em barreiras à entrada da gripe aviária.
02. Desvalorização do dólar, diminuição dos preços dos insumos, aumento no volume das exportações, facilidades cambiais e suspensão do boicote às importações de carne bovina e de frango.
04. Supervalorização do dólar, queda no preço dos insumos agrícolas e de combustíveis, aumento na quantidade de produtos exportados e fuga de capitais para o exterior.
08. Desvalorização do dólar, aumento nos preços dos insumos, reaparecimento da aftosa e crise mundial da gripe aviária.
16. Valorização do real, diminuição dos insumos agropecuários e de combustíveis, controle dos focos de aftosa e descapitalização dos produtores rurais.

3.
MAGALHÃES, Cláudia et al. Passaporte para a geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2005, p. 84.
(...)
Nosso sítio que era pequeno
Pelas grandes fazendas cercado
Precisamos vender a propriedade
Para um grande criador de gado
E partimos pra cidade grande
A saudade partiu ao meu lado
A lavoura virou colonião
E acabou-se o meu reino encantado
REIS, Valdemar; MACHADO, Vicente P. Meu reino encantado. In: MAGALHÃES, Cláudia et al. Passaporte para a geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2005.
A análise da ilustração e da letra da canção associada aos conhecimentos sobre estrutura fundiária brasileira, sobre os problemas do espaço rural e suas soluções permite concluir:
01. A solução para os problemas referidos é a implantação do sistema de plantation no espaço agrário, porque é altamente produtivo e direcionado para o mercado interno.
02. A tecnologia e o capital aplicado na agricultura são nacionais, porque todas as empresas agropecuárias pertencem a brasileiros.
04. A implantação do agronegócio no Brasil democratizou a posse da terra e melhorou consideravelmente o IDH da população das regiões periféricas do país.
08. O agronegócio ampliou a oferta de empregos no espaço rural e desestimulou os fluxos migratórios.
16. A expansão capitalista no campo dificultou a sobrevivência dos pequenos e médios proprietários, porque eles não estavam preparados para uma concorrência tão acirrada.

4. Onde mora a força.
“Na última década, a agricultura brasileira deixou de ser um exemplo de atraso  para colocar o país à frente da produção mundial de alimentos e inaugurar um novo ciclo de progresso.”
FARIAS, Roberto. Atualidades vestibular. São Paulo: Abril, 2006. p. 118.
Sobre esse novo ciclo da agricultura brasileira assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. Sua principal área de expansão é a Região Sudeste, principalmente o Vale do Ribeira e a Baixada Fluminense, fato que foi favorecido pela presença de infra-estrutura em armazenagem e transporte e ainda pela excelente fertilidade dos solos, o que garante maiores lucros, haja vista que há menores gastos com insumos e maquinário.
02. Sua base está na grande produção de café, trigo e frutas temperadas, fato favorecido pela predominância do clima subtropical, na maior parte do território brasileiro, ressaltando-se ainda que, atualmente, o clima é auto-suficiente na produção dos produtos que formam o tripé desta base agrícola.
04. Existem, atualmente no setor agrícola, enormes investimentos em tecnologia, com melhoramento genético de várias espécies, correção de solos considerados ácidos e outros avanços; foram criadas novas fronteiras, as lavouras se diversificaram e multiplicou-se a produtividade, sendo a Região Centro-Oeste considerada a mais próspera fronteira agrícola do país.
08. Um dos fatores que mais favoreceu esse novo ciclo agrícola foi o englobamento dos sítios (base da agricultura familiar) pelas fazendas, principalmente no Centro-Oeste e Amazônia. Tal fato, embora tenha ocasionado a liberação de mão-de-obra, transformando essas regiões em pólos de expulsão de migrantes, muito colaborou para o aumento da produtividade nas safras agrícolas.

5. “O comércio do Brasil com a China rendeu superávit em 2004, graças às  commodities. No setor industrial, levamos uma surra, déficit de 1,6 bilhões de dólares.”
Veja, São Paulo: Abril, 4 maio 2005.
Qual a razão desse grande déficit comercial do setor industrial brasileiro? Assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. A grande entrada, no Brasil, de produtos eletroeletrônicos da China.
02. A necessidade de o Brasil conquistar novo mercado e importante aliado contra os Tigres Asiáticos.
04. O menor valor agregado dos produtos da indústria de chinesa, em relação aos outros produtos brasileiros.
08. A necessidade de compra de equipamentos para a construção de Angra IV. Espera-se que, em 2005, haja um equilíbrio na balança comercial nesse setor.
16. A necessidade que o governo teve de equipar os Ministérios. Esse déficit ocorreu em 2004 e já foi superado em 2005.

6. Apesar da constante flutuação do dólar, em relação ao real, que reduziu a margem de lucro de um grande número de empreendimentos que marcantemente atuou sobre as exportações brasileiras. Considerando as informações do Banco Central do Brasil (março, 2006), Assinale a(s) alternativa(s) que aponte(m) corretamente os resultados das exportações brasileiras no período de 1998 a 2005:
01. Elevação das exportações brasileiras, que aumentaram de 51,14 bilhões de dólares, em 1998, para 118,31 bilhões de dólares em 2005.
02. Aumento do superávit do saldo comercial da balança brasileira, que cresceu de – 6,6 bilhões de dólares, em 1998, para 44,7 bilhões de dólares em 2005.
04. Aumento das exportações que provocou crescimento da carga tributária brasileira.
08. Aumento das reservas internacionais, que cresceram de 34,4 bilhões de dólares, em 1998, para 53,8 bilhões de dólares em 2005.
16. Redução do número de parceiros comerciais latino-americanos, economicamente eficientes, que auxiliaram na estabilização da moeda brasileira.

7. O Brasil possui os mais expressivos índices de produtividade média na produção de soja do mundo. Segundo o INCRA (2004/2005), os estados brasileiros com maior produtividade são: Mato Grosso (2,9), Goiás (2,7) e o Paraná (2,6 toneladas por hectare), superiores aos 2,4 dos EUA; aos 1,7 da China e aos 1,5 do Japão. Assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) a(s) razões dessa alta produtividade brasileira:
01. A grande utilização de insumos, mecanização e capital.
02. O desenvolvimento tecnológico obtido pela agropecuária.
04. A fertilidade natural dos solos brasileiros, principalmente do Cerrado, que proporciona excepcionais índices de produtividade.
08. O aumento da qualificação da mão-de-obra que propiciou a otimização da tecnologia (máquinas, equipamentos e insumos
16. O envolvimento dos pequenos e médios produtores brasileiros na exportação de grãos.

8. A modernização do setor agrário brasileiro esteve associada à  industrialização da agricultura. Indique a(s) alternativa(s) que aponta(m) o(s) uso(s) que passa(m) a fazer parte da agricultura e gera(m) a chamada modernização:
01. Uso de técnicas desenvolvidas por agricultores brasileiros no seu cotidiano de trabalho com a terra.
02. Uso de máquinas agrícolas pesadas que substituem o trabalho humano no trato com a terra.
04. Uso de produtos orgânicos para a prevenção de pragas.
08. Uso de insumos industriais no campo, com destaque para: fertilizantes, adubos, pesticidas e máquinas.
16. Uso de mão-de-obra em abundância, garantindo aumento no número de empregos no campo em relação à cidade.

9. A partir de meados da década de 60 do século XX, a política agrícola posta em prática visava a estimular o processo de modernização da agricultura brasileira e catarinense.
Sobre as melhorias ocorridas, assinale a(s) proposição (ões) correta(s):
01. Incentivou-se a criação de órgãos de pesquisas objetivando a busca de variedades de sementes capazes de adaptar-se às condições edafoclimáticas brasileiras.
02. Buscou-se a produção de excedente agrícola capaz de abastecer o mercado interno em detrimento do mercado externo.
04. Foram estimulados e incentivados os empréstimos subvencionados para a aquisição de insumos modernos.
08. Todo o espaço agrário brasileiro foi transformado pelos elevados índices de tratorização.
16. No estado de Santa Catarina, ocorreu uma modernização da agricultura, associada à expansão de grandes agroindústrias.

10. O espaço agrário brasileiro vem passando por um processo de capitalização do campo, que é representado pela introdução de máquinas, motores e outros elementos destinados a racionalizar a produção. Evidencia-se dessa forma, áreas agrícolas “ricas” ao lado de áreas “pobres”, que se refletem na produtividade, sobretudo, na população que exerce atividades rurais. Sobre o assunto assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. O enriquecimento de parcela dos proprietários agrícolas que reflete, favoravelmente, no conjunto da população rural porque vem acompanhado de redistribuição de renda.
02. O empobrecimento de parte dos agricultores, fato que não afeta a sociedade como um todo, mas representa estímulo à modernização da agricultura.
04. A introdução de capital no campo que reduz a necessidade de mão-de-obra, promovendo a concentração de terras e recursos.
08. A modernização do campo acelerando o ritmo das transformações nas relações de trabalho e da mão-de-obra.

11. Considerando os diferentes sistemas agrícolas, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. No Brasil, a roça itinerante pode ser considerada como sistema agrícola tradicional, adotado por agricultores que não dispõem de muitos recursos técnicos.
02. Os sistemas agrícolas, em todo o Brasil, têm permanecido resistentes às mudanças tecnológicas e aos estímulos do mercado mundial.
04. O sistema de Plantation pressupõe uma acentuada concentração da propriedade fundiária nas mãos de poucas pessoas ou empresas.
08. O sistema agrícola é o conjunto de relações sociais, conhecimentos, tradições e técnicas empregados pelos grupos humanos em sua relação com a terra.
16. Nas áreas rurais, nas quais a agricultura está claramente voltada para os mercados consumidores interno e externo, os sistemas agrícolas diferem muito, em função do nível de desenvolvimento alcançado pelo país.

12. Assinale a(s) alternativa (s) correta (s) que apresenta (m) uma característica da agricultura brasileira que provoca êxodo rural:

01. Com a modernização da agricultura, tem diminuído o número de volantes, principalmente nas áreas canavieiras.
02. A modernização da agricultura tem ampliado o número de empregos rurais.
04. Os parceiros arrendatários e pequenos produtores são os mais beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
08. A maioria da população rural não é proprietária da terra em que trabalha.
16. A modernização da agricultura brasileira tem provocado a melhor distribuição da terra agrícola.

13. "Em 2003, as exportações brasileiras cresceram 21%, com aumentos de 33% para a Ásia, 80% para a China, 29% para a Europa Oriental e 50% para a África do Sul e outros mercados novos. Em contraste, para os Estados Unidos, as vendas só aumentaram 8,8%. Nos primeiros meses de 2004, o aumento das exportações para os Estados Unidos cresceu a taxas ainda menores em relação às demais áreas". Na pauta de exportações brasileiras, o setor que teve maior expansão foi o agropecuário. Como razão para o menor aumento das exportações brasileiras para os Estados Unidos, podemos apresentar o fato de: Assinale a(s) alternativa (s) correta (s).

01. As duas economias serem competitivas, principalmente nos itens soja e frango.
02. Os Estados Unidos acusarem o Brasil de dumping em relação à produção de trigo.
04. Os Estados Unidos protegerem a produção doméstica não-competitiva com tarifas e cotas, como no caso do suco de laranja e do açúcar.
08. O governo norte-americano dar subsídios a alguns produtos, como, por exemplo, o algodão.
16. O Departamento de Agricultura do governo americano criar barreiras sanitárias em relação às carnes e às frutas

14. As alternativas referem-se a problemas da agricultura brasileira. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s) relacionadas ao tema.

01. Concentração fundiária destinada ao plantio de produtos de exportação em desequilíbrio com o plantio de gêneros alimentícios destinados ao consumo da população brasileira.
02. Solos, na maioria, alcalinos.
04. Muita erosão a ser corrigida e solos, na maioria, ácidos.
08. Ainda são muito utilizadas as técnicas agrícolas primitivas de trabalho na terra.
16. Baixo rendimento por hectare em todo o país.

15. No Brasil, encontramos a agricultura em todos os seus estágios de desenvolvimento, uma vez que podemos observar que as técnicas utilizadas vão desde a coivara (uso da queimada para preparo do solo), altamente destrutiva, até as mais modernas práticas de conservação e de aumento da produtividade. Ainda quanto à agricultura brasileira, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).

01. A mecanização é utilizada em larga escala nas grandes e médias propriedades do Nordeste, onde se concentra a maior parte das máquinas agrícolas em uso no País.
02. O uso de fertilizantes varia de uma região para outra, ocorrendo principalmente nas áreas mais desenvolvidas no Centro-Sul do Brasil.
04. Embora a irrigação artificial seja uma técnica ainda pouco difundida no País, vem produzindo excelentes resultados no Vale do Rio São Francisco e em projetos isolados, em especial nas regiões Sul e Sudeste.
08. A agricultura, ainda hoje, é responsável pela destruição de milhões de hectares de terras férteis, devido à falta de cuidados e ao emprego de técnicas rudimentares ou inadequadas que facilitam a ação da erosão.
16. Boa parte dos produtores rurais tem acesso ao crédito rural e aos incentivos fiscais, o que vem tornando a agricultura uma atividade economicamente viável e que, certamente, conterá o êxodo rural.

16. Analise o mapa:
Brasil: Hierarquia urbana e grau de modernização dos espaços agrícolas – 2002

FONTE: Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 160. (Adaptado)
A partir da análise desse mapa e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. A modernização mais intensa está presente nas regiões que sofrem maior influência da metrópole global mais dinâmica do País.
02. As características do meio físico condicionam o processo de modernização nas diversas regiões.
04. O avanço da fronteira agrícola tem sido acompanhado pelo incremento da modernização.
08. O grau de modernização comprova a existência de estreita correlação entre as atividades industriais e as agrícolas.

17. Sobre a implantação e a evolução das atividades industriais no Brasil, pode-se afirmar:
01. A recessão da economia nacional, provocada pela crise de 1929, impediu a expansão das atividades industriais ao longo da década seguinte.
02. O Plano de Metas, do governo Vargas, desestabilizou o setor secundário por se concentrar em programas sociais específicos de educação e saúde.
04. O processo industrial brasileiro, que se acelerou a partir de 1940, encontrou suporte nas indústrias implantadas com a aplicação dos capitais oriundos da economia cafeeira.
08. A entrada, em grande escala, de capitais estrangeiros, no período do governo J. K., consolidou o desenvolvimento nacional, com ênfase na produção industrial de bens de consumo duráveis.

18.  O Brasil é considerado um país subdesenvolvido, porém industrializado. O parque industrial brasileiro é diversificado e está concentrado na Região Sudeste. Em relação ao comportamento econômico e geográfico da indústria brasileira nos últimos anos, é correto afirmar que:
01. Devido à queda na sua lucratividade nas últimas décadas, as grandes empresas brasileiras se vêem obrigadas a fazer ajustes nos seus níveis de operação, tais como: redução do quadro de pessoal e modernização tecnológica.
02. As maiores empresas industriais estatais, por faturamento, pertencem aos setores petroquímico e automobilístico.
04. As indústrias multinacionais predominam nos setores automotivos, eletrônicos e de higiene e limpeza, todos considerados produtores de bens de consumo.
08. A tendência para a desconcentração espacial está ocorrendo em direção à Região Nordeste, especialmente para o estado da Bahia, visando à oferta de mão-de-obra especializada, à concessão de incentivos fiscais e à situação favorável em relação ao Mercosul.
16. O volume de investimentos estrangeiros na indústria brasileira tem diminuído nos últimos anos devido às constantes desvalorizações.

19. Observe os mapas abaixo:


 A partir da evolução da área de cultivo de soja no Brasil, nos anos de 1960, 1975 e 1999, e do papel da soja na balança comercial brasileira, é correto afirmar que:
01. A soja era cultivada apenas em solos férteis e bem estruturados do Planalto Atlântico, em 1960.
02. A soja constitui um dos principais produtos agrícolas da pauta de exportação brasileira e, em 1999, era cultivada em boa parte da Região Centro-Sul do País.
04. O avanço das áreas de cultivo de soja, em direção à Região Centro-Oeste do País, se deve à aclimatação de espécies e ao desenvolvimento tecnológico.
08. As principais áreas de cultivo de soja se restringiam aos estados da Região Sul, em 1975.
16. O crescimento do cultivo de soja no Brasil ocorreu devido ao grande aumento do consumo do mercado nacional, em especial o da indústria alimentícia.

20. Em 1975, o governo militar brasileiro, para enfrentar a alta geral dos preços internacionais do petróleo, baixou um decreto criando o Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL).
Entre as principais conseqüências sociais e ambientais desse importante programa, estão:
01. A aceleração do processo de proletarização do trabalhador rural.
02. A diminuição da poluição dos cursos de água, especialmente na Zona da Mata nordestina.
04. A intensa utilização dos agrotóxicos nas novas áreas cultivadas com cana-de-açúcar.
08. A diminuição da mão-de-obra empregada na lavoura canavieira, com a elevada mecanização das atividades agrícolas.
16. A intensificação da concentração fundiária.

21. Assinale a(s) alternativa (s) que indica a (s)  principal (is) característica (s) do processo de modernização da agricultura brasileira:
01. Redução da produtividade por falta de insumos.
02. Atendimento à demanda interna por produtos agrícolas.
04. Aplicação de técnicas avançadas no uso agrícola da terra.
08. Atendimento à demanda externa por produtos agrícolas
16. Fundamentação em cultivos de subsistência e minifúndios.

22. A importância do agronegócio na economia paulista e brasileira é uma realidade, pois, "... ainda que tenha se industrializado, o Brasil tem sua presença comercial internacional associada à multiplicação de produtos com origem no rural, que respondem por 41,2% das vendas externas. E há ainda uma imensa possibilidade de agregação de valor ao produto. A ruptura histórica da presença brasileira no mercado mundial não está em deixar de ser exportador de café para ser um exportador industrial. O desafio é transformar-se de primário exportador de café em grão em agroexportador de café processado, agregando valor ao vender bens finais."
(Apta 2000-2003, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SP.)
A melhor definição para agronegócio é:
01. Combinação de cadeias produtivas de um produto rural, desde a germinação até a colheita
agregação de valor ao produto rural, por sua industrialização
.
02. Denominação  para o termo agropecuária.
04. Agregação de valor ao produto rural, pela modernização dos meios de produção.
08. Exportação do produto rural, com negociação por meio de bolsas de mercadorias.

23. Na questão, assinale, a(s) afirmativa (s) verdadeira(s): O agronegócio responde por um terço do PIB brasileiro, 42% das exportações e 37% dos empregos. Nenhuma nação teve crescimento tão expressivo na agropecuária quanto o Brasil nos últimos anos. Em 2003, por exemplo, gerou superávit comercial de US$ 25,8 bilhões.
01. O agronegócio brasileiro mistura a modernidade técnica com o atraso nas relações sociais.
02. A modernização da atividade agrícola, necessária para compensar a perda de rentabilidade com a queda nos preços das “commodities” agrícolas, elevou a produtividade das principais monoculturas exportadoras do País.
04. A agricultura de grande escala gera muito emprego nas áreas de latifúndio e não provoca êxodo rural.
08. Se a tecnologia mais moderna utilizada hoje fosse disseminada para todas as regiões produtivas do país, a demanda da força de trabalho agrícola multiplicaria.
16. As exportações dos complexos agrícolas e agroindustriais foram priorizadas como forma de gerar elevados saldos comerciais e tirar o país da crise de liquidez, gerada pelo endividamento na década anterior à atual.



24. Identifique, dentre as características mencionadas a seguir, aquelas que são típicas do Sistema de “Plantation” e marque a(s) proposição(ções) verdadeira(s):
01. Policultura extensiva.
02. Uso de grandes propriedades.
04. Utilização de mão-de-obra barata.
08. Grande preocupação em produzir para o mercado externo.
16. Grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.

25. Observe o mapa a seguir:


Considerando o processo de ocupação do território nacional, pode-se dizer que a região 2 tem melhor índice de condições de vida, quando comparada com a região 1, porque, dentre outros motivos:
01. Teve a sua base econômica apoiada na policultura comercial, direcionada para o mercado interno.
02. Utilizou inicialmente a mão-de-obra escrava.
04. Foi colônia de povoamento.
08. Houve uma grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.
16. Se apoiou na grande propriedade rural, desenvolvida em clima frio.

26. A agropecuária no Brasil apresenta duas faces diferentes. Uma – denominada agronegócios (agro-business) – é a da modernidade e da elevada produtividade, que a coloca entre as mais competitivas do mundo, apesar das barreiras encontradas pelos produtos agrícolas brasileiros nos principais mercados internacionais. Outra se caracteriza pela miséria dos trabalhadores rurais, que perdem seus empregos e suas terras e tornam-se incapazes de prover a própria subsistência.
LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 133.

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre a atividade agrícola brasileira, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. Parte da exploração agrícola está entre as mais modernas do mundo, competindo em produtividade e preço com a produção dos países centrais.
02. A constituição de cadeias produtivas que integram vários setores da economia, como fornecedores de insumo, produção, processamento, transformação e distribuição de produtos agrícolas, são denominados agronegócios.
04. O avanço dos cultivos comerciais, principalmente da soja, do algodão e da pecuária bovina em áreas de agricultura tradicional, tem como conseqüência a expropriação do pequeno agricultor e a degradação ambiental, entre outros fatores.
08.  No espaço rural brasileiro são percebidas duas realidades que se contrapõem. De um lado, o meio técnico/científico/informacial e, de outro, o tradicional.

27. Leia, com atenção, o texto abaixo:
"A falta de estrutura nos principais portos do país pode prejudicar o aumento da demanda, provocado principalmente, pelo maior volume no escoamento por rodovias e ferrovias. O porto de Santos, o maior da América Latina, está funcionando no seu limite. Além de escoar parte da safra agrícola, que cresce a cada ano e promete um novo recorde para 2004, o porto de Santos também responde por 40% das exportações de produtos industrializados que precisam ser transportados em containeres, hoje em falta no porto."
Fonte: O Globo Online, 26/7/2004. www.globo.com.br
Com base nas informações do texto e em relação à política portuária brasileira, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. O Custo Brasil é o responsável pela intensa competitividade entre as indústrias, porque possibilita uma diversidade de opções para a exportação.
02. O escoamento de mercadorias através de rodovias aumenta o custo da mercadoria, estimulando a competitividade entre os portos.
04. Os containeres são recipientes utilizados para exportar apenas grãos, por isso estão em falta nos portos brasileiros, provocando o aumento dos custos.
08. As empresas estrangeiras, que compraram os portos brasileiros, esperam financiamento do BNDES para empreender a modernização necessária.
16. Apesar da importância do porto de Santos, o custo embarque/desembarque é muito alto, em conseqüência de ineficiências, como o excesso de mão-de-obra.

28. O Brasil ampliou, modernizou e diversificou a indústria e a agricultura, entretanto o seu processo de formação foi marcado por dois modelos de organização econômica, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. O modelo agroexportador foi estruturado com base na monocultura latifundiária produtora para exportação (cana, café...).
02. A consolidação da indústria foi um processo conduzido visando à modernização do País, ampliando e diversificando as atividades do setor.
04. A extração mineral e vegetal deslocou definitivamente o eixo da economia para regiões distantes do litoral, dinamizando o processo de ocupação desses espaços.
08. O modelo industrial periférico foi implantado e organizado com a entrada das empresas multinacionais e/ou transnacionais no País.
29. Em 2003, o Brasil consolidou-se como campeão de exportações em vários ramos da agricultura e da pecuária com crescimento de 5%. Essa tendência também se confirmou em Mato Grosso, uma vez que o setor agropecuário foi responsável por cerca de 30% do PIB estadual. Sobre o assunto, assinale a(s) alternativa (s) correta (s).
01. O programa de transformação das indústrias madeireiras em moveleiras tem contribuído para aumentar o valor agregado na exportação de móveis, tornando o produto mato-grossense campeão de vendas no mercado internacional.
02. Mato Grosso vem aprimorando suas técnicas na produção do boi confinado, com o uso de capim selecionado, anabolizantes, vacinas e modificação genética. Esses elementos são o grande atrativo para os exigentes mercados alemães e italianos, principais compradores da carne mato-grossense.
04. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) tem contribuído para eliminar o êxodo rural, aumentar a geração de renda e de emprego junto aos pequenos agricultores, especialmente àqueles que se dedicam à produção de farinha de mandioca e rapadura, produtos mato-grossenses vendidos aos parceiros do Mercosul.
08. O crescimento econômico do agronegócio em Mato Grosso ocorre devido a vários fatores: incorporação de novas áreas à produção, aumento da produtividade, investimento em pesquisa e adoção de novas tecnologias, como é o caso da melhoria genética na pecuária, na soja e no algodão.
16. As usinas de cana-de-açúcar mato-grossenses lideram a produção brasileira no setor, gerando superávit primário para Mato Grosso. Conquistaram também o selo ISO/2000 do agronegócio e dos direitos trabalhistas, uma vez que, nessa modalidade agrícola, não foi detectada existência de trabalho escravo.

30. No Brasil, no período de 1990-91 a 2003-04, a produção de grãos apresentou crescimento de 125%, enquanto a área plantada aumentou apenas 24%, conforme mostra o gráfico.

Compare as duas linhas do gráfico e assinale a (s) alternativa (s) que apresenta (m) , corretamente, a explicação para esta realidade.
01. Ampliação dos subsídios internos.
02. Crescimento da demanda interna.
04. Aumento da produtividade.
08. Exploração de solos férteis.
16. Diminuição da capacidade ociosa dos cilos.






GABARITO.


1. 18.
2. 08.
3. 16.
4. 04.
5. 05.
6. 15.
7. 19.
8. 10.
9. 21.
10. 12.
11.29.
12. 09.
13. 29.
14. 13.
15. 14.
16. 13.
17. 12.
18. 05.
19. 14.
20. 21.
21. 12.
22. 13.
23. 01.
24. 30.
25. 05.
26. 15.
27. 18.
28. 13.
29. 08.
30. 20.



Nenhum comentário:

Postar um comentário