sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Geologia de Santa Catarina



G e o l o g i a




Embasamento Cristalino

=> Pré-cambriano – rochas Arqueozóicas e Proterozóicas
(de 2,5 bilhões a 570 milhões de anos)
Ocupando o espaço da Serra do Mar e Serras do Leste catarinense, é um conjunto de rochas antigas e resistentes. Destacam-se as formações de gnaisses, xistos e granitos.

Coberturas Vulcano-Sedimentares
=> Paleozóico (Eo-Paleozóicas)
(de 570 a 280 milhões de anos)
Conjunto de rochas pouco dobradas e fracamente afetadas pelo metamorfismo. Destacam-se os arenitos e conglomerados entremeados por rochas vulcânicas extrusivas (basalto). Ocorrem em quatro bacias isoladas, nas regiões de Campo Alegre; Corupá, Itajaí; Cambirela e Ilha de Santa Catarina.

Cobertura Sedimentar Gonduânica

=> Paleozóico – Permiano Superior
(de 280 a 190 milhões de anos)
Ocorre ao final da vertente oriental da Serra do Mar e Serras do Leste Catarinense até aproximadamente o meio-oeste, sendo um conjunto de depósitos sedimentares variado em tempo geológico e material constituinte. Destacam-se as formações carboníferas, calcárias, argilosas e pirobetuminosas.

Rochas Vulcânicas Extrusivas (Efusivas)

– Formações da Serra Geral

=> Mesozóico (de 190 a 130 milhões de anos)
Rochas originárias de sucessivos derrames vulcânicos ocorridos na Bacia do Paraná entre o Jurássico Superior e Cretáceo Inferior. Recobrem cerca de 50% do território catarinense na porção interiorana.

Cobertura Sedimentar Quaternária

=> Cenozóico (menos de 2,5 milhões de anos)
Junto ao litoral, os sedimentos de origem marinha, aluvial, lacustre e encostas, apresentam-se inconsolidados ou fracamente consolidados, sendo areias, argilas e conglomerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário