1) (UFSC)
TEXTO 1
"A queimada da floresta para plantar cafezais foi a principal causa, mas não a única, do desflorestamento no século XIX. O comércio do café induziu o crescimento demográfico, a urbanização, a industrialização e a implantação de ferrovias".
DEAN, Warren. A ferro e a fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica. São Paulo, Cia. das Letras, 1997, p. 206.
TEXTO 2
"A FERRO E FOGO trata da ambição e bravura à custa da depredação desenfreada dos recursos naturais brasileiros. Desde o início do livro, Dean não deixa dúvidas da sua posição - a eliminação quase total da Mata Atlântica foi uma fatalidade que trouxe danos irreversíveis ao ecossistema e ao clima".
(Revista VEJA, de 30/10/96)
A partir dos dois textos, observe a seqüência de mapas a respeito da Mata Atlântica e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O desflorestamento da Mata Atlântica não tem relação com os sucessivos ciclos da economia brasileira e nem com a derrubada da mata para a utilização do espaço por ela ocupado.
02. A eliminação quase total da Mata Atlântica teve seu início já nos primórdios da colonização e prosseguiu ao longo dos diferentes períodos históricos, trazendo danos ao equilíbrio ambiental.
04. A ocupação humana da região sudeste acelerou-se, consideravelmente, a partir do século XIX, exigindo mais espaços, o que implicou o desmatamento da formação vegetal acima explicitada.
08. Como se pode observar nos mapas, originalmente a Mata Atlântica acompanhava com pequenos intervalos a faixa litorânea brasileira, do Nordeste ao Rio Grande do Sul, e as áreas remanescentes estão relacionadas à instalação de parques nacionais, estações ecológicas e às escarpas das serras.
16. A observação dos mapas permite concluir que, nos anos 60, a política ambiental implementada pelos governos militares favoreceu, através de intensos reflorestamentos, a recuperação desse domínio morfoclimático.
O desmatamento da Mata Atlântica tem relação com os ciclos econômicos desenvolvidos no Brasil.
A partir da década de 60 ocorreu aceleração do desmatamento da região.
2) (PUC) “Com a chegada dos portugueses há 500 anos, iniciou-se o processo de devastação das matas brasileiras. Muitos espaços de vegetação nativa foram, já no primeiro século de ocupação, substituídos por canaviais.”
A denominação correta da vegetação, do clima e da forma de relevo que correspondem à paisagem descrita no texto é:
a) Mata Atlântica, Tropical Típico, Planalto Cristalino.
b) Manguezais, Equatorial, Planície Costeira.
c) Mata Atlântica, Tropical Úmido, Mares de Morros.
d) Manguezais, Tropical de Altitude, Encosta do Planalto.
- Mata de Araucárias, Subtropical, Planalto Meridional.
A mata Atlântica está localizada em uma região de clima quente e úmido e relevo com predomínio de morros
3) (FGV) Sobre a vegetação brasileira, NÃO é correto a afirmação:
- Uma das diferenças marcantes entre a mata de Araucária e outras formações florestais é a presença, em seu domínio, de uma maior variedade de espécies vegetais;
- A mata de cocais, cobrindo grande extensão do Meio-Norte constitui transição entre a floresta pluvial e a savana;
- O cerrado, cobrindo os terrenos arenosos do Brasil central, é característico das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas, uma seca e outra chuvosa;
- As espécies que cobrem o Pantanal Mato-grossense na zona correspondente à depressão, apresentam-se diversificadas em decorrência da exposição às inundações;
- A caatinga associada a um clima semi-árido, apresenta variações fisionômicas com profundos contrates entre as épocas secas e as chuvosas.
A Mata de Araucária e uma vegetação de pequena diversidade de espécies vegetais em relação às outras formações florestais do Brasil
4) (Exathum) A vegetação em questão é muito parecida com a savana africana. Constituída por uma vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, é uma formação plenamente adaptada ao clima tropical típico, com chuvas abundantes no verão e inverno bastante seco. Trata-se:
a) da caatinga
b) da mato dos cocais
c) do cerrado
d) da mata de araucária
e) da várzea
Cerrado vegetação de arbustos e gramíneas e com estratos arbóreos.
5) (Exathum) "Na costa leste da América do Sul, estendia-se outrora uma imensa floresta ou, mais precisamente, um complexo de tipos de florestas(...) Entre oito e 28o de latitude sul, interiorizava-se a cerca de cem quilômetros da costa no norte e alargava-se a mais de quinhentos quilômetros no sul. No total, a floresta cobria cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados. Esse complexo tem sido chamado de Mata Atlântica brasileira(...)
A Mata Atlântica era em si mesma de uma diversidade extraordinária, levando-se em conta seu tamanho relativamente modesto. E continha um número impressionante de espécies endêmicas - isto é, formas de vida peculiares (...)
WARREN, Dean. A ferro e fogo - a história e a devastação da mata atlântica brasileira. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
Assinale a alternativa que reunir as principais características do segmento vegetal brasileiro mencionado no texto:
a) ciliar, higrófila, homogênea, semi-caducifólia.
b) densa, heterogênea, higrófila, latifóliada.
c) caducifólia, esparsa, homogênea, xerófita.
d) aciculifóliada, arbustiva, homogênea, perene.
e) aciculifóliada, perene, residual, xerófita.
A Mata Atlântica é uma vegetação de grande variedade de espécies vegetais (heterogênea) úmida (higrófila) e predomina espécies vegetais de folhas largas (latifoliada).
6) As florestas tropicais e equatoriais, originalmente, cobriam vastas extensões da América do Sul e Central, da Ásia meridional, África e Oceania. Hoje, o desmatamento para exploração madeireira ou energética e a substituição da mata por pastos e culturas agrícolas, reduziram consideravelmente as áreas florestadas. Analisando o quadro da vegetação original brasileira, em relação a essa questão, podemos afirmar que:
a) A Mata dos Pinhais, localizada originalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, é um exemplo de desmatamento, visando à exploração da madeira;
b) A Floresta Amazônica encontra-se, ainda e em grande parte, preservada, especialmente nos estados de Rondônia e Mato Grosso;
c) A Mata Atlântica é o principal exemplo dessa destruição no Brasil, uma vez que restam menos de 5% de sua cobertura original ao longo do território nacional;
d) Nos últimos anos, o IBAMA tem conseguido reverter o quadro de destruição das florestas brasileiras, especialmente com a extinção das queimadas na Floresta Amazônica;
e) Em Santa Catarina, a região oeste do Estado foi a que mais preservou a cobertura original de suas florestas.
A Mata da Araucária foi completamente destruída.
Nos estados de RO e MT é alto o índice de desmatamento da Amazônia.
Em SC, na porção Oeste, a mata Subtropical foi sendo eliminada para o aproveitamento agrário.
7) (UFMG) As formações vegetais, em seus aspectos fisionômicos, estruturais e sazonais, mostram nítidas relações com o solo, o substrato geológico e o clima.
Todas as seguintes afirmativas referentes a essas relações estão corretas, EXCETO.
a) As extensas formações florestais de coníferas, embora as condições climáticas de sua área de ocorrência sejam pouco severas, caracterizam-se fortemente pela deciduidade das folhas das espécies arbóreas.
b) As regiões de acentuados contrastes térmicos e de fortes carências hídricas sazonais apresentam formações vegetais que se caracterizam por plantas que mantêm apenas suas estruturas subterrâneas durante a estação desfavorável.
c) As regiões de clima tropical típico revestidas de cerrados possuem manchas maiores, ou menores, de florestas, explicadas fundamentalmente por razões geológicas e características dos solos e, mais raramente, climáticas.
d) Os mangues, formações vegetais arbóreas tropicais e subtropicais, embora se desenvolvam em áreas pantanosas litorâneas, possuem algumas características xeromórficas.
As áreas de florestas do Cerrado estão situadas nas regiões mais úmidas e próximas dos rios
8) “As comunidades biológicas podem ser agrupadas em conjuntos criados a partir de critérios de semelhança e diferença. Em geral, numa escala regional, as plantas podem ser agrupadas em conjuntos fisionomicamente homogêneos. O critério não é ecológico, mas nos ajuda a compreender a distribuição da vida em escala planetária”
(Ross, Jurandyr L Sanches (org). Geografia do Brasil.
São Paulo: Edusp, 2001, p. 132).
Sobre as comunidades biológicas, é correto afirmar que:
01. as florestas tropicais úmidas ocorrem entre os trópicos, nas terras baixas ou pouco elevadas e recebem precipitações elevadas e bem distribuídas durante o ano todo.
02. no Brasil, as formações florestais de grande extensão estão representadas pela caatinga no Centro-Oeste e pelo cerrado, no Nordeste do país.
04. os desertos ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a precipitação anual é muito baixa.
08. a maior extensão de florestas tropicais-úmidas contínuas do mundo, a Amazônica, é hoje um dos centros de atenção na questão ambiental, pois nela há milhões de espécies de organismos que regulam o ciclo hidrológico da maior bacia hidrográfica do mundo.
16. a Floresta Tropical Amazônica é ocupada por povos indígenas, caboclos seringueiros e ribeirinhos, ocupantes tradicionais da floresta que, por razões étnicas, culturais, históricas e econômicas, praticam o extrativismo e uma agricultura itinerante.
32. a forma de exploração dos recursos naturais em níveis de baixo impacto ecológico sobre a floresta tem sido substituída pelo extrativismo de escala altamente predatória, levando ao extermínio inúmeras espécies.
As grandes formações florestais no Brasil estão representadas pela Amazônia e Mata Atlântica.
9) (UFC) A figura a seguir representa a distribuição geográfica das principais formações vegetais originais do território brasileiro.
Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado no mapa à formação vegetal.
a) 1 - Floresta Amazônica, 2 - Cerrados, 7 - Vegetação do Litoral
b) 3 - Caatinga, 5 - Complexo do Pantanal, 6 - Mata de Araucária
c) 3 - Cerrados, 1 - Floresta Amazônica, 5 - Campos
d) 6 - Complexo do Pantanal, 8 - Mata de Araucária, 3 - Caatinga
e) 5 - Campos, 7 - Vegetação do Litoral, 2 - Floresta Amazônica
A relação correta seria:
1. Amazônia, 2 Cerrado, 3 Caatinga, 4 Mata Atlântica, 5 Mata da Araucária, 6 Campos, 7 vegetação litorânea.
10) (UFPR) "No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta (...) a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas."
(AB’SABER, A. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2003.)
Sobre a Amazônia, é correto afirmar:
01. A Amazônia, domínio das florestas ombrófilas (pluviais), tem como um dos seus limites naturais a porção oriental dos Andes e ocupa áreas da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do Brasil.
02. A presença da floresta prende-se, prioritariamente, à alta incidência de energia solar, à entrada de massas de ar úmido e à baixa amplitude térmica, determinadas pela sua posição geográfica.
04. O regime do rio Amazonas, principal eixo da rede hidrográfica da Amazônia, é predominantemente pluvial, embora suas nascentes estejam relacionadas ao regime nival.
08. Devido ao intenso desmatamento que se verifica na Amazônia, a floresta está se restringindo às proximidades dos grandes rios, ou seja, está sendo transformada em florestas-de-galeria.
16. Durante o período de cheias, a floresta amazônica permanece inundada em praticamente toda a sua extensão.
A Amazônia ocupa áreas também do Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Durante o período das cheias a área inundada compreende a várzea e o igapó que é sempre inundado.
G A B A R I T O
AULA 11
1) 14
|
2) C
|
3) A
|
4) C
|
5) B
|
6) C
|
7) C
|
8) 53
|
9) A
|
10) 06
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário