terça-feira, 16 de abril de 2019

Geografia do Brasil: Aspectos físicos

GEOGRAFIA DO BRASIL.  

Questão 01. 
 
Com base nos seus conhecimentos e a partir da análise do mapa do Brasil acima, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). 
01. A capital do estado do Mato Grosso do Sul encontra-se a Leste de Belo Horizonte. 
02. O ponto extremo setentrional do Brasil localiza-se no estado de Roraima. 
04. Todas as capitais do Complexo Regional do Centro-Sul encontram-se na porção meridional do trópico de Capricórnio. 
08. A capital dos paranaenses encontra-se na porção sul do meridiano de 23°27’S. 
16. No estado do Acre localiza-se o ponto extremo oriental do Brasil. 
32. Todas as capitais dos estados da Região Nordeste do Brasil encontram-se na porção meridional do paralelo de 0°. 
GABARITO: 02, 32 = 34 
Questão 02.  
Sobre o assunto fuso horário, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). 
01. Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos, cada um equivalendo a 15° de longitudes. 
02. O equador é o círculo máximo que marca o início da contagem das horas. 
04. Quando o Meridiano de Greenwich marcar 17 horas, hora legal, num ponto situado a uma longitude de 30° W, à hora legal será de 21 horas. 
08. O Brasil possui 4 fusos horários, todos situados ao oeste de G.M.T. 
16. Um avião, ao cruzar a linha internacional de Mudança da Data, no sentido leste-oeste, retrocede um dia no calendário. 
GABARITO: 01,08,   = 09 

Questão 03 
Em relação ao Meridiano de Greenwich, Moscou está a dois fusos horários leste, enquanto que Joinville está a três fusos horários oeste. Sabendo-se que em Moscou são 14:00 horas, em  Joinville são: 
GABARITO: 09 HORAS 

Questão04. 
Um avião sai de uma localidade situada no 7º fuso internacional a leste de Greenwich, às 10h do dia 20, com destino a Curitiba, localizada no 2º fuso brasileiro e 3º fuso internacional a oeste de Greenwich. A viagem tem duração de 20 horas.  Indique o dia e a hora em que o avião chegará a Curitiba. 

GABARITO: DIA 21/ 06 HORAS. 

Questão05.  
Analise esta figura, em que está representado um dos processos responsáveis pelo desmatamento da Amazônia: 
 
FONTE: PERES, L.; COUTINHO, L. O Paraíso Cercado e Ameaçado. Veja, 25 fev. 2004, p. 65. (Adaptada) 
Com base nas informações dessa figura, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). 
01. O desmatamento da Amazônia vem ocorrendo em bases racionais, o que implica o corte seletivo de espécies de maior valor econômico. 
02. A introdução do cultivo de grãos constitui a etapa final do processo de desmatamento na fronteira agrícola sul. 
04. A sucessão temporal e espacial das atividades econômicas integra essa região ao mercado mundial. 
08.  As atividades econômicas que avançam sobre a floresta acarretam prejuízo ao patrimônio natural, embora atendam aos interesses do agronegócio. 
GABARITO: 02,04, 08  = 14 

Questão 06.  

“Nunca comemos tão bem. Peixes os mais variados, de sabor incomum, cobriam a mesa: costela de tambaqui na brasa, de tucunaré frito, pescada amarela recheada de farofa.” 
“Dias e noites no quarto, sem dar um mergulho nos igarapés, nem mesmo aos domingos, quando os manauaras saem ao sol e a cidade se concilia com o Rio Negro. 
 [...] O pai tampouco entendia por que ele renunciava à juventude, ao barulho festivo e às serenatas que povoavam de sons as noites de Manaus. ” 

HATOUN, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 32; 163.      
A partir da leitura dos trechos acima, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) sobre o quadro físico e socioeconômico do Domínio Morfoclimático Amazônico. 
01. Costuma-se dividir as águas fluviais da Amazônia em dois tipos: os rios de águas claras e os de águas escuras. 
02. As elevadas altitudes compreendem toda a extensão do Domínio Amazônico. 
04. Os rios de águas escuras da Amazônia são ricos em sais minerais dissolvidos e apresentam pouca matéria orgânica. 
08. Os igarapés são os braços de água que ligam dois rios ou um rio e um lago. 
16. A piscosidade dos rios amazônicos é, em geral, elevada. 
32. No século XIX, o ciclo do algodão deu novo impulso à ocupação do Domínio Amazônico. Algumas cidades como Manaus e Rio Branco cresceram vertiginosamente. 
GABARITO: 01,08, 16  = 25 

Questão 07. 
“Eram sete horas, a noite estava escura, e o céu ameaçava chuva. Terminara a ceia, composta de cebola cozida e pirarucu assado, o velho Salvaterra dera graças a Deus pelos favores recebidos; a sora Maria dos Prazeres tomava pontos em umas velhas meias de algodão muito remendadas; a Anica enfiava umas contas destinadas a formar um par de braceletes, e os dois rapazes, espreguiçando-se, conversavam em voz baixa sobre a última caçada. Alumiava as paredes negras da sala uma candeia de azeite, reinava um ar tépido de tranqüilidade e sossego, convidativo do sono. Só se ouviam o murmúrio brando do Tapajós e o ciciar do vento nas folhas das pacoveiras. De repente, a Anica inclinou a linda cabeça, e pôs-se a escutar um ruído surdo que se aproximava lentamente. [...]”  
Inglês de Sousa, trecho do conto A quadrilha de Jacob de Souza, 1893. 
Vários elementos da paisagem natural da Amazônia brasileira aparecem com destaque em Contos amazônicos, de Inglês de Sousa. Nessa obra, tais elementos associam-se à vida humana nas suas dimensões culturais, econômicas, sociais e religiosas. 
Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) em que a associação proposta entre o elemento físico e a dimensão humana, se confirma na leitura da obra. 
01. Os rios, paranás, igarapés e lagos, que formam uma trama intrincada, complexa, são fonte de alimentos, meio de vida e vias de comunicação. 
02.  A floresta, cuja existência é explicada pelo clima, bem como as formações herbáceas, favoráveis à pecuária, é fator marcante na paisagem e na vida humana. 
04.  As pesadas chuvas que caem no final da tarde, típicas do clima e das condições atmosféricas dominantes, relacionam-se, às vezes, a momentos de tensão e de medo. 
08.  Os amplos horizontes, decorrentes da predominância de planícies na região, desprovida de serras, despertam, no homem amazônico, sentimentos de ócio e preguiça. 
GABARITO: 01,02,04= 07 

Questão 08.  
O domínio dos cerrados ocupa vastas extensões do Brasil Central e do Meio Norte, além de áreas periféricas, totalizando cerca de 20 a 25% do território brasileiro. Corresponde, de maneira predominante,  ao clima tropical típico, com estação seca prolongada e temperatura média anual em torno de 22-23ºC. Tanto no verão como no inverno, devido às latitudes relativamente baixas, a radiação solar é bastante intensa, provocando não raramente a ocorrência de queimadas por combustão espontânea. 

 
Fonte: AYOADE, J. O.  

a) Aponte duas características do cerrado, tendo em vista as condições ambientais mencionadas. 
MODELO DE RESPOSTA: 
APRESENTA UMA VEGETAÇÃO ARBUSTIVA PREDOMINANTE E UM QUADRO SEMI-CADUCIFÓLIO. 

b) Com base no climograma e no texto, identifique os meses de ocorrência mais prováveis de queimadas causadas por combustão espontânea, justificando sua identificação. 
MODELO DE RESPOSTA: 
OS MESES DE JUNHO, JULHO E AGOSTO. ESSES MESES APRESENTAM BAIXOS INDICES PLUVIOMÉTRICOS. 

Questão 09. 
Apresente duas conseqüências, uma de ordem ambiental e outra de ordem socioeconômica, da ocupação do cerrado pelas frentes de expansão.  
a) De ordem ambiental:  
MODELO DE RESPOSTA: 
DESMATAMENTO. 

b) De ordem socioeconômica:  
MODELO DE RESPOSTA: 
OCUPAÇÃO DESRODENADA DA REGIÃO QUE PODE RESULTAR NA FORMAÇÃO DE ÁREAS MARGINALIZADAS. 

Questão 10.  
O território brasileiro apresenta importantes paisagens naturais que justificaram a criação de unidades de conservação. Descreva as principais características geológicas, de relevos, hidrográficas, de vegetação, da fauna e da economia local que definem o caráter especial das unidades de conservação a seguir: 
a) Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense; 
b) Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR/Parque Estadual de Jacupiranga (Caverna do Diabo). 
MODELO DE RESPOSTA: 
A) REGIÃO DE BACIA SEDIMENTAR COM PREDOMINIO DE PLANICIES E FARTA REDE HIDROGRÁFICA, APRESENTA FAUNA DAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES E   VEGETAÇÕES DO TIPO HERBÁCEA, ARBÓREA E ARBUSTIVA. A ECONOMIA É ESTRUTURA NO SETOR AGROPECUÁRIO E EXTRATIVISTA. 
B) REGIÃO DE ESCUDO CRSITALINO COM PREDOMNIO DE SERRAS E FARTA REDE HIDROGRRAFICA, APRESENTA FAUNA DAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES E VEGETAÇÃO DO TIPO ARBOREA, MATA ATLÂNTICA. A ECONOMIA DA REGIÃO BASEIA-SE NA AGRICULTURA E PECUÁRIA. 

Questão 11.  
Leia este trecho: 
As caatingas 
“Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. 
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. 
Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante. 
Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos – mimosas tolhiças ou eufórbias ásperas sobre o tapete de gramíneas murchas – e se afigure farta de vegetais distintos, as suas árvores, vistas em conjunto, semelham uma só família de poucos gêneros, quase reduzida a uma espécie invariável, divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformação, a mesma aparência de vegetais morrendo, quase sem troncos, em esgalhos logo ao irromper do chão.” 
CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Francisco Alves/Publifolha, 2000. p. 37-8. 
A partir dessa leitura, analise as proposições abaixo e assinale a (s) CORRETA (S). 
No trecho transcrito, o autor: 
01. Apresenta a caatinga como uma vegetação de reduzida biodiversidade, embora de significativa multiplicidade de formas adaptativas. 
02. Caracteriza a vegetação da caatinga como repulsiva, agressiva, por causa dos espinhos, galhos retorcidos, folhas urticantes. 
04. Deixa entrever o caráter decidual da vegetação quando fala de árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos. 
08. Descreve a vegetação sertaneja no período das secas; daí, as expressões que remetem à agonia, morte, desolação. 



GABARITO: 02, 04, 08 = 14 

Questão 12. 
Sobre a região Nordeste do Brasil e suas sub-regiões, assinale o que for correto. 
01A Zona da Mata corresponde a uma estreita faixa, originalmente coberta pela Mata Atlântica. O desmatamento da área começou com a extração de pau-brasil, continuou com o cultivo de cana-de-açúcar, de tabaco e de cacau. Atualmente restam apenas alguns pequenos trechos de áreas preservadas. 
02. O Meio-Norte, zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia, é, na atualidade, a sub-região mais populosa do Nordeste. Na economia, destacam-se os cultivos da cana-de-açúcar, do algodão e de cereais. 
04. A caatinga é a vegetação característica do sertão nordestino. Adaptada ao clima tropical típico, é caracterizada pela associação de formações vegetais diferentes: pequenas árvores retorcidas e arbustos em seu estrato superior misturam-se à vegetação rala e rasteira composta de gramíneas em seu estrato inferior. 
08. No vale do rio São Francisco, vêm sendo implantados, com sucesso, alguns projetos agropecuários que estão se destacando pela fruticultura irrigada, com produção intensiva de melões, mamões, cítricos e uvas, entre outros. 
16. A "indústria da seca" é como ficou conhecida a vergonhosa prática desenvolvida por políticos e por grandes fazendeiros de obter lucros e vantagens pessoais com as secas, que periodicamente assolam a região, e com o sofrimento de milhões de sertanejos pobres. 
32. O turismo é uma atividade econômica que vem crescendo muito em vários lugares do Nordeste. No litoral, em especial, a beleza e o clima das praias atraem turistas de outras regiões do Brasil e do exterior ao longo de todos os meses do ano, já que as temperaturas se mantêm sempre elevadas.  
GABARITO: 01,08, 16 , 32 = 57 

Questão 13. 
Descreva o perfil pluviométrico do domínio da Caatinga. 
MODELO DE RESPOSTA: 
RELATIVA ESCASSEZ E AÇÃO IRREGULAR DAS CHUVAS.  O PERÍODO DE ABRIL A SETEMBRO É MARCADO PELA SECA. 

Questão 14. 
Explique duas causas responsáveis pelas secas prolongadas no Sertão nordestino. 
MODELO DE RESPOSTA: 
AÇÃO DO RELEVO QUE LIMITA A AÇÃO DAS MASSAS ÚMIDAS. 
ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NINO QUE IMPEDE A ENTRADA DAS MASSAS FRIAS E ÚMIDAS. 

Questão 15.  
De norte a sul, o litoral brasileiro apresenta diferentes características climáticas, diferentes formas e tipos de vegetação, bem como recursos econômicos diversos ligados ao ambiente marinho. 
Descreva as principais características do meio físico (climas, formas de relevo, depósitos de sedimentos e minerais), da vegetação (quando for o caso) e dos recursos econômicos das três unidades a seguir: 

a) litoral e planalto catarinense; 
b) litoral do Paraná; 
c) litoral do Rio Grande do Sul. 

  1. APRESENTA UM CLIMA SUBTROPICAL PREDOMINANTE COM FORMAS DE RELEVO MAIS ELAVADO NA PORÇÃO OESTE, VEGETAÇÃO RICA E DIVERSIFICADA CONCENTRADA NA PORÇÃO LITORÂNEA. A ECONOMIA DO LITORAL É ESTRUTURA NO SETOR INDUSTRIAL (BENS DE CONSUMO) E NO PLANALTO AGROINDUSTRIAL. 

  1. REGIÃO DE CLIMA SUBTROPICAL E TROPICAL, VEGETAÇÃO COM DESTAQUE PARA A MATA ATLÂNTICA. O RELEVO COMPREENDE TERRENOS BAIXOS E INUNDÁVEIS (PLANÍCIES ALUVIAIS E FORMAÇÕES ARENOSAS) E MORROS CRISTALINOS. A ECONOMIA DO LITORAL ESTÁ ESTRUTURA NO SETOR DE COMÉRCIO E SERVIÇOS. 

REGIÃO DE CLIMA SUBTROPICAL  E COM VEGETAÇÃO ÚMIDA QUE ABRANGE TODA A FAIXA LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL E ALGUMAS ÁREAS DA GRANDE PORTO ALEGRE, ONDE O TERRENOS ESTÃO EM BAIXA ALTITUDE. CORRESPONTE A UMA FAIXA ARENOSA COM MAIS DE 622 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, COM GRANDE OCORRÊNCIA DE LAGUNAS E LAGOS.ABRANGE O PORTO MAIS IMPORTANTE DO ESTADO, O DE RIO GRANDE, E CIDADES COMO TORRES E CAPÃO DA CANOA. 

Questão 16. 
Observe a figura. 
 
Identifique e apresente as características do domínio morfoclimático representado na figura. 

MODELO DE RESPOSTA: 
DOMÍNIO DE MARES DE MORROS,  APRESENTA UMA VEGETAÇÃO DENSA E COM FORTE PRESSÃO ANTROPICA. 






Questão 17. 
 
Os manguezais são ecossistemas de alta produtividade biológica, sendo responsáveis por parte considerável dos recursos marinhos. Ocupam grande extensão dos litorais tropicais e subtropicais, porém, apesar de sua grande relevância para a vida dos oceanos, estão entre os ecossistemas mais devastados do planeta. 
Com base nessas informações e na análise da ilustração, indique as características ambientais dos mangues, quanto ao solo e à vegetação, e cite duas ações predatórias provocadas pelo homem. 

MODELO DE RESPOSTA: 
APRESENTA UM SOLO PANTANOSO E MOVEDIÇO E POSSUI POUCO OXIGÊNIO E ALTA SALINIDADE; ABRIGA, ENTÃO, PLANTAS HALÓFITAS (QUE SE DESENVOLVEM EM TERRENOS SALGADOS), COMO O MANGUE-VERMELHO, COM RAÍZES-ESCORAS OU SUPORTES, QUE PROMOVEM UMA EFICIENTE FIXAÇÃO DA PLANTA NO SOLO. OUTRA PLANTA TÍPICA DOS MANGUES É A AVICENIA TOMENTOSA, PLANTA ARBÓREA QUE POSSUI RAÍZES RESPIRATÓRIAS; PARTINDO DA RAIZ PRINCIPAL DA PLANTA E CRESCENDO PARA CIMA, ESSAS RAÍZES EMERGEM DO SOLO E COLETAM O OXIGÊNIO ATMOSFÉRICO, COMPENSANDO O BAIXO TEOR DE OXIGÊNIO NO .SOLO. É UMA REGIÃO QUE SOFRE COM A OCUPAÇÃO URBANA E COM A POLUIÇÃO HIDRICA. 

Questão 18. 
 Em 1997, foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos. Em sua implementação, ela considera, como unidade territorial, para avaliar e monitorar a quantidade de água disponível, "a área de captação da água precipitada, demarcada por divisores topográficos, na qual toda a água captada converge para um único ponto de saída".  
Qual a unidade territorial que o texto se refere?  


MODELO DE RESPOSTA: 
BACIA HIDROGRAFICA. 


Questão 19. 

 

a) Identifique a formação vegetal representada e sua área de ocorrência original. 

MODELO DE RESPOSTA: 
MATA DE ARAUCÁRIA, PLANALTO MERIDIONAL BRASILEIRO. 
b) Considerando ao menos um fator de ordem física, explique por que essa formação tem ocorrências fora de sua área nuclear. 
MODELO DE RESPOSTA: 
APARECE NAS REGIÕES DE MAIOR ALTITUDE, DEVIDO AO VERÃO MENOS RIGOROSO. 

c) Identifique três das principais atividades econômicas que promoveram a substituição de tal formação vegetal. 
MODELO DE RESPOSTA: 
PECUÁRIA EXTENSIVA, 
APROVEITAMENTO DA  
 MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL,  
AGRICULTURA. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário