Questão 20.
Observe as ilustrações I e II e identifique as paisagens quanto ao tipo de vegetação, relacionando-as com o clima e especificando suas características de temperatura e de pluviosidade.
MODELO DE RESPOSTA:
PAISAGEM I, VEGETAÇÃO DE ARAUCÁRIA DE CLIMA SUBTROPICAL COM TEMPERATURAS AMENAS E CHUVAS BEM DISTRIBÍDAS.
PAISAGEM II, VEGETAÇÃO DE CAATINGA DE CLIMA SEMI-ÁRIDO COM TEMPERATURAS ELEVADAS E CHUVAS IRREGULARES.
Questão 21.
O solo, quando modificado para cultivo ou desprovido de sua vegetação originária, fica propício à erosão, capaz de remover mil vezes mais material do que se este mesmo solo estivesse coberto. Por ano, o Brasil perde, aproximadamente, 500 milhões de toneladas de solos através da erosão.
Sobre o processo de erosão, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01. A erosão geológica ocorre naturalmente na crosta e tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.
02. O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento e ondas.
04. A erosão eólica é a mais bem notada no Brasil em regiões montanhosas, principalmente as existentes no planalto central.
08. A erosão hídrica desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade, principalmente em regiões de clima úmido.
GABARITO: 02,04, 08 = 14
Questão 22.
Analise esta seqüência de figuras, em que está representada a formação do solo ao longo do tempo geológico, sabendo que as divisões que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evolução:
SCHAETZL, R.J.; ANDERSON, S. Soil – genesis and geomorphology.
Cambridge: University Press, 2005. p. 369. (Adaptado)
A partir dessa análise, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA (S).
01. A evolução e o aumento da espessura do solo estão condicionados à escala do tempo geológico.
02. O crescimento aéreo e subterrâneo da vegetação é inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo.
04. O desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciação em horizontes.
08. O material inorgânico presente no solo resulta de alterações ocorridas na rocha.
GABARITO: 01,04,08 = 13
Questão 23.
Dê a definição e cite um exemplo de depressão periférica e marginal.
MODELO DE RESPOSTA:
DEPRESSÃO: É UMA SUPERFÍCIE COM SUAVE INCLINAÇÃO E FORMADA POR PROLONGADOS PROCESSOS DE EROSÃO.
DEPRESSÃO PERIFÉRICA, SITUADA NA ZONA DE CONTATO ENTRE TERRENOS SEDIMENTARES E CRISTALINOS.
DEPRESSÃO MARGINAL, SITUADA NAS MARGENS DAS BACIAS SEDIMENTARES.
Questão 24.
Com base no mapa dos ecossistemas brasileiros, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01. Baixas altitudes e solos com baixos índices de nutrientes são características predominantes do ecossistema identificado com o número 1.
02. Os ecossistemas identificados com os números 2 e 3 representam, respectivamente, o cerrado e a caatinga.
04. No ecossistema de número 4 predominam as formações arbóreas e arbustivas.
08. O ecossistema de número 5 é classificado como Mata de Araucária e ocupa as áreas de baixas altitudes da Região Sul.
16. As formações vegetais do ecossistema identificado com o número 6 correspondem a uma floresta tropical. A sua intensa devastação deve-se principalmente à intensa urbanização e industrialização.
32. O ecossistema identificado com o número 7 apresenta-se como uma formação vegetal complexa.
64. Duas formações vegetais caracterizam o ecossistema 8: a mata de galeria e os manguezais.
GABARITO: 01,02,16,32 = 51
Questão 25.
O domínio dos mares de morros constitui, do ponto de vista das construções humanas, o meio físico mais complexo e difícil, quando comparado aos demais domínios morfoclimáticos brasileiros.
Observando o mapa, indique a localização e as características dos “mares de morros” e explique as razões que justificam a afirmativa em destaque.
A combinação correta entre o ambiente climático, processos erosivos e formas de relevo resultantes dessa interação está contida na (s) alternativa (s):
01. Ambiente climático: tropical (quente e úmido); processo exógeno predominante: intemperismo químico das águas fluviais e pluviais; exemplos de formas de relevo: topos arredondados nas áreas de serras e planaltos.
02. Ambiente climático: árido e semi-árido; processo exógeno predominante: intemperismo químico maior que a ação eólica; exemplos de forma de relevo: campos e dunas e inselbergs surgidos após a pediplanação.
04. Ambiente climático: tropical (quente e úmido); processo exógeno predominante: intemperismo físico decorrente das variações térmicas; exemplos de formas de relevo: vales em U e depressões interplanálticas.
08. Ambiente climático: frio e seco; processo exógeno predominante: intemperismo químico maior que a ação eólica; exemplos de forma de relevo: topos arredondados nas áreas de serras e planaltos.
16. Ambiente climático: árido e semi-árido; processo exógeno predominante: intemperismo químico das águas fluviais e pluviais; exemplos de formas de relevo: vales em U e depressões interplanálticas.
GABARITO: 01 = 01
Questão 26.
Assinale o que for correto sobre a degradação dos solos.
01. A laterização é um processo típico das áreas de clima tropical superúmido e caracteriza-se pela alta concentração de cálcio, que forma crostas na superfície do terreno.
02. A lixiviação natural é um processo de lavagem dos minerais solúveis pelas águas das chuvas. Resulta no empobrecimento dos solos, que perdem boa parte dos nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas.
04. Nas regiões áridas e nas áreas próximas aos desertos, os solos expostos podem sofrer com a erosão eólica, através da mobilização das areias pelo vento.
08. O horizonte A corresponde à camada superior do solo que contém o mais alto teor de matéria orgânica. O horizonte B corresponde à camada interna que é a mais vulnerável à lixiviação.
16. O assoreamento de um rio se dá pela deposição de sedimentos no seu leito. O desmatamento acelera o processo de assoreamento porque favorece a mobilização dos materiais constituintes do solo.
32. A atividade agrícola e o desmatamento são importantes fatores de degradação dos solos. O pastoreio, porém, é uma atividade que ajuda a recompor a qualidade das terras, contribuindo com o revolvimento e a adubação dos solos.
64. Os adubos químicos e os pesticidas podem ser levados para os rios pelas águas das chuvas, comprometendo a vida aquática. Os pesticidas, principalmente quando aplicados de maneira inadequada, podem contaminar o ambiente e os produtos agrícolas e, direta ou indiretamente, prejudicar a fauna e as pessoas.
GABARITO: 01,02,04,08,16,64 = 95
Questão 27.
“As formas de relevo terrestre produzidas pelas forças geológicas endógenas chamadas tectônicas vêm sendo modeladas e remodeladas desde o instante em que caíram as primeiras gotas de chuva, correram águas formando rios, sopraram ventos e as ondas do mar se agitaram, transformando montanhas em planaltos, recortando planaltos em suaves colinas, originando extensas planícies e inúmeros vales férteis. É uma história de transformação das paisagens naturais tão antiga quanto a própria história da Terra. A esse trabalho de modelagem e remodelagem do relevo dá-se o nome de erosão, incluindo-se os processos deposicionais.” (SUDO.In: SANT’ANNA NETO; ZAVATINI (Org.) 2000, p. 127)
Os elementos da paisagem natural (clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia) estão em constante interação, resultando em conjuntos dinâmicos e relativamente equilibrados.
A partir das informações do texto, explique o processo de intemperismo no clima quente-úmido e no semi-árido, especificando as formas de relevo dele resultantes.
MODELO DE RESPOSTA:
NO CLIMA ÚMIDO PREDOMINA O INTEMPERISMO QUIMICO, EM CLIMA SECO OCORRE AÇÃO PREDOMINANTE DO INTEMPERISMO FÍSICO. O INTEMPERISMO ATUA SOBRE AS ROCHAS PROVOCANDO SUA DESINTEGRAÇÃO E DECOMPOSIÇÃO.
Questão 28.
Numere os parênteses de acordo com a identificação no mapa da localização do Domínio Morfoclimático no território brasileiro e apresente uma característica marcante de cada domínio.
(..1.) Domínio Amazônico
MODELO DE RESPOSTA:
CLIMA EQUATORIAL.
(...4..) Domínio da Caatinga
MODELO DE RESPOSTA:
VEGETAÇÃO XERÓFILA.
(...2..) Domínio do Cerrado
MODELO DE RESPOSTA:
CLIMA TROPICAL TÍPICO.
(...7..) Domínio das Pradarias
MODELO DE RESPOSTA:
VEGETAÇÃO HERBÁCEA.
(..3...) Domínio dos Mares de Morros
MODELO DE RESPOSTA:
PRESENÇA DE FLORESTA DENSA E PERENE.
(..5...) Domínio das Araucárias.
MODELO DE RESPOSTA:
CLIMA SUBTROPICAL.
(..1.) Faixas de Transição.
MODELO DE RESPOSTA:
REGIÃO DE CONTATO ENTRE DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS.
Questão 29.
Neste mapa, estão destacadas quatro grandes bacias hidrográficas brasileiras – I, II, III e IV:
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE. 2002. p. 108. (Adaptado)
Considerando-se o quadro ambiental em que elas estão inseridas, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01. A Bacia I contém o maior rio do Planeta em volume de água, com divisores que se localizam no Planalto das Guianas, na Cordilheira Andina e no Planalto Brasileiro, embora o médio e o baixo curso de seus rios apresentem declive fraco.
02. A Bacia IV é formada por rios que apresentam perfis longitudinais suaves, em que estão ausentes rupturas de declive ao longo dos cursos fluviais, condições naturais que propiciam a construção de hidrovias.
04. A Bacia II constitui verdadeira fronteira entre complexos de vegetação adaptados a restrições hídricas – a caatinga e o cerrado –, de um lado, e a formações arbóreas densas e sempre verdes, de outro.
08. A Bacia III está sujeita a uma distribuição pluviométrica bastante complexa, haja vista a abundância das chuvas em algumas áreas e a escassez severa em outras, responsável, em grande parte, pela perenidade ou intermitência de seus rios.
GABARITO: 01,04,08 = 13
Questão 30.
O RIO
“Uma gota de chuva
A mais, e o ventre grávido
Estremeceu, da terra.
Através de antigos
Sedimentos, rochas
Ignoradas, ouro
Carvão, ferro e mármore
Um fio cristalino
Distante milênios
Partiu fragilmente
Sequioso de espaço
Em busca de luz.
Um rio nasceu.”
MORAES, Vinicius de. Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 142.
Após a leitura do poema acima, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) sobre elementos da paisagem natural e do quadro geomorfológico brasileiro e catarinense em particular.
01. Os Escudos Cristalinos costumam dar origem a relevos planálticos e podem apresentar Fe, Mn, Au, Al e outras riquezas minerais.
02. O mármore, principal fonte de matéria-prima nas indústrias siderúrgicas, é encontrado nas áreas de Dobramentos Modernos do Sudeste Brasileiro.
04. No sul de Santa Catarina, nas formações do Planalto de Mafra, localizam-se os principais municípios produtores de carvão mineral.
08. As rochas sedimentares são formadas, exclusivamente, por minerais não metálicos.
16. As rochas e os minerais não estão distribuídos de maneira uniforme pela superfície terrestre.
GABARITO: 01,08, 16 = 25
Questão 31.
Dê o nome do tipo climático referente a cada uma das áreas de ocorrência descritas abaixo.
- Domina a porção continental do território nacional, principalmente no Planalto Central e em trechos do Sudeste e do Nordeste.
DOMÍNIO DO CERRADO
- Faixa costeira, do Rio Grande do Sul até São Paulo, podendo aparecer também ao longo da porção oriental da bacia do rio Doce e em parte da zona da mata mineira.
DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS.
- Predomina no sertão nordestino e em parte do médio vale do rio São Francisco.
DOMÍNIO DA CAATINGA.
- Ocorre na maior parte da região Norte do país.
DOMÍNIO AMAZONICO.
- Atua no Sul do país, sobretudo ao sul do Trópico de Capricórnio.
DOMÍNIO DA ARAUCARIA.
Questão 32.
O Brasil é um país de grande extensão territorial, marcado por uma diversidade de paisagens naturais que configuram diferentes domínios morfoclimáticos, separados por áreas de transição. Pergunta-se.
O que é uma área de transição morfoclimática?
MODELO DE RESPOSTA:
É UMA REGIÃO DE CONTATO E TRANSIÇÃO ENTRE DOIS OU MAIS DOMINIOS MORFOCLIMATÍCOS.
Questão 33.
Caracterize a faixa de transição do Pantanal e aponte algumas agressões antrópicas sofridas por essa paisagem.
MODELO DE RESPOSTA:
É UMA ÁREA QUE APRESENTA GRANDE DIVERSIDADE NA FAUNA E PRINCIPALMETE NA FLORA, CORRE A EXISTÊNCIA DE VEGETAÇÕES HERBÁCEAS, ARBUSTIVAS E ARBÓREAS.
AÇÕES ANTRÓPICAS: CRESCIMENTO DA PECUÁRIA EXTENSIVA E PRODUÇÃO DA MONOCULTURA DA SOJA.
Questão 34.
Analise este mapa, em que está representada a distribuição de uma das grandes unidades geológicas da América do Sul:
FONTE: SCHOBBENHAUS, Carlos et al. (Coords.). Geologia do Brasil. Brasília:
Departamento Nacional da Produção Mineral, 1984. Cap. I, p. 10.
Descrevas as características geológicas da área hachurada no mapa.
MODELO DE RESPOSTA:
REGIÃO DE FORMAÇÃO GEOLÓGICA ANTIGA ONDE COM A PRESENÇA DE MINERAIS METÁLICOS.
Questão 35.
Identifique as formas de relevo descrita nas alternativas abaixo.
A) Superfície irregular com altitude acima de 200m, resultante da erosão sobre rochas cristalinas ou sedimentares.
PLANALTOS.
B) Superfície com suave inclinação e formada por prolongados processos de erosão. Situa-se em altitudes que vão desde 100 até 500 m (ou mais). Pode ser relativa ou absoluta, existindo no Brasil apenas a forma relativa.
DEPRESSÕES.
C) Superfície plana ou suavemente ondulada, com altitude geralmente inferior a 200 m, modelada em rochas sedimentares.
PLANÍCIES.
Questão 36.
Sobre a vegetação brasileira, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
01. Uma das diferenças marcantes entre a mata de Araucária e outras formações florestais é a presença, em seu domínio, e uma maior variedade de espécies vegetais.
02. A mata de cocais, cobrindo grande extensão do Meio-Norte constitui transição entre a floresta pluvial e a savana.
04. O cerrado, cobrindo os terrenos arenosos do Brasil central, é característico das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas, uma seca e outra chuvosa.
08. As espécies que cobrem o Pantanal Mato-grossense na zona correspondente à depressão, apresentam-se diversificadas em decorrência da exposição às inundações.
16. A caatinga associada a um clima semi-árido, apresenta variações fisionômicas com profundos contrates entre as épocas secas e as chuvosas.
GABARITO: 02,04,08,16 = 30
Questão 37.
Qual a localização e o clima das matas dos cocais? Que espécies vegetais nela predominam?
MODELO DE RESPOSTA:
REGIÃO SITUADA ENTRE O DOMINÍO AMAZÔNICO E DA CAATINGA, APRESENTA UM CLIMA TROPICAL ÚMIDO, COM A PRESENÇA DE PALMÁCEAS DE DOIS TIPOS PREDOMINANTES A CARNAÚBA E O BABAÇU.
Questão 38.
Diferencie as formações florestais das arbustivas. Cite dois exemplos de cada tipo.
MODELO DE RESPOSTA:
AS FORMAÇÕES FLORESTAIS APRESENTAM VEGETAÇÃO MAIS DENSA E COM PORTE MAIOR.
EX. FLORESTAL, AMAZÕNIA
ARBUSTIVA, CAATINGA.
Questão 39.
O termo “Domínio Morfoclimático” refere-se a lugares que possuem identidade paisagística, considerando-se as características predominantes de elementos como clima, vegetação, relevo, tipo de solo e hidrografia. Os seres humanos, dependendo do modo de produção e consumo, alteram as paisagens em diferentes níveis de intensidade.
Com base nos conhecimentos sobre os Domínios Morfoclimáticos, atividades econômicas e impactos ambientais no Brasil, assinale a (s) proposição (ões) CORRETA (S).
01. As terras altas e florestas subtropicais que caracterizam o Domínio Amazônico estão sofrendo intensos impactos ambientais em função do desenvolvimento da pecuária intensiva.
02. As pradarias dos planaltos subtropicais que dão identidade ao Domínio do Cerrado estão relativamente preservadas, pois essa área é inadequada à agricultura.
04. Pouco resta das florestas tropicais atlânticas que predominam no Domínio Mares de Morros, pois essa área sofre intensos impactos antrópicos.
08. As florestas galerias dos chapadões equatoriais, típicas do Domínio Caatinga, estão quase extintas devido a atividades mineradoras.
16. Grande parte das florestas equatoriais, predominantes no Domínio Araucária, está sendo destruída pelo avanço dos lagos das hidrelétricas.
GABARITO: 04 = 04
Questão 40.
Identifique o domínio morfoclimático descrito nas afirmações a seguir.
A) Predomínio de terras baixas recobertas por florestas, com clima quente e úmido.
DOMINIO AMAZÕNICO.
B) Relevo caracterizado por morros arredondados, do tipo meia-laranja, conhecido como mares de morros.
DOMINIO DE MARES DE MORROS.
C) Marcado por relevo planáltico onde aparecem áreas deprimidas delimitadas por planaltos e chapadas.
DOMINIO DA CAATINGA.
D) Relevo planáltico com a presença de cuestas, solos férteis e elevado potencial hidráulico.
DOMINIO DA ARAUCÁRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário