quinta-feira, 18 de abril de 2019

ECOLOGIA - AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE

ECOLOGIA - AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE 

Águas e Solos 

Derramamento de efluentes agrícolas, domésticos ou industriais, causando sua contaminação; 
uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes, que comprometem a qualidade do solo, águas superficiais e lençóis freáticos; 
vazamentos de petróleo, metais pesados e produtos radioativos; 
uso indevido dos solos provocando erosão e perda de fertilidade; 
construção de represas que comprometem a circulação e a qualidade da água. 


Radiação e Lixo 

Risco de acidentes em usinas nucleares e estações de processamento de material atômico;  
armazenamento indevido do “lixo atômico”; 
dejetos humanos e industriais de difícil acondicionamento, eliminação, incineração ou reciclagem. 


Inversão Térmica 

Concentração de ar frio (denso) junto à superfície impedindo a dispersão dos poluentes ali lançados. Ocorre principalmente no inverno em grandes cidades. 
 



Ilhas de Calor 
 

A formação de ilhas de calor é determinada pelo aumento da temperatura nos centros urbanos (ou em parte deles) em decorrência da concentração excessiva de cimento, asfaltamento, retirada de áreas verdes, grandes prédios etc. Ocorre a retenção do calor e também má circulação do ar na cidade. 


Camada de Ozônio 

Presente na estratosfera (aproximadamente 30 km da superfície) a concentração do gás instável ozônio (O3) limita a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida. Na década de 1970 detectou-se a redução dessa camada em vários locais do planeta, em especial sobre a Antártica. Acredita-se que a principal causa para a diminuição da camada de ozônio esteja relacionada a emissão de CFC (cloro-fluor-carboneto), utilizado em aerossóis e refrigeradores desde a década de 1940.   
A redução da concentração de ozônio provoca diminuição na capacidade de fotossíntese nos vegetais e provoca diversos males aos animais (inclusive o câncer).  
O CFC vem sendo substituído por produtos que não agridem a camada de ozônio, ou que pelo menos, agridam em menor escala, como o HCFC ou CHC. Entre 1988 e 1995, o emprego de CFC cai 76% no mundo interior. Espera-se que até 2010 a produção do CFC seja eliminada no mundo.  


Desertificação 

Redução da vegetação e da capacidade e de produtividade do solo, principalmente de regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas, causadas por atividades antrópicas e em menor grau naturais. 

Florestas Tropicais 

Atacadas pelo corte, extrativismo predatório e as queimadas, as matas tropicais da América do Sul, África e sudeste asiático tiveram suas áreas de cobertura muito reduzidas. 
São as seguintes as principais conseqüências do desflorestamento: extinção de espécies vegetais e animais,  degradação dos solos, assoreamento dos rios, enchentes, alterações climáticas, aumento de gás carbônico na atmosfera devido às queimadas. 

O Debate  

Em 1992, ocorreu no Rio de Janeiro a 2ª Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, a ECO-92 ou RIO-92, com a participação de 114 chefes de Estado e 170 delegações oficiais, Organizações Não-Governamentais (OGN’s), além de organizações internacionais como o BID, FMI e Banco Mundial. 
Dos debates foram extraídos dois documentos principais: 

Carta da Terra (ou Declaração do Rio) 
É uma declaração de princípios básicos que deverão orientar o comportamento econômico e ecológico dos povos e das nações, com respeito ao desenvolvimento e ao meio ambiente. 

Agenda 21 
É um detalhado programa de ação estabelecendo metas aceitas universalmente para os principais fatores que afetam a relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento. 

* A primeira conferência mundial acerca dos problemas ecológicos realizou-se em Estocolmo em 1972. 

Ecodesenvolvimento 

ecodesenvolvimento ou desenvolvimento sustentável é um processo (de desenvolvimento) destinado a satisfazer as necessidades atuais da humanidade, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. 

O Protocolo de Kyoto 

Na ECO-92 foi aprovada a Convenção para Mudanças Climáticas que foi assinada por 174 países e entrou em vigor em 1994. Nesse documento os países manifestaram a intenção de reduzir as emissões de gases estufa. Entretanto a efetiva diminuição da poluição necessitava de muitos ajustes e seguiu-se então uma série de rodadas de negociações.  
Em 1997 foi aprovado o Protocolo de Quito que previa a redução do lançamento de CO2 em 5,2%, considerando por base os níveis de emissão de 1990.  
Países ricos e grandes poluidores como a Canadá, o Japão e os EUA ofereceram grandes resistências ao estabelecido em Kioto. 
Em 2001 os EUA abandonaram o Protocolo de Kioto alegando que as metas ambientais comprometeriam seu desenvolvimento econômico.  
Na atualidade continuam as negociações, mas já se espera metas acanhadas. Os países desejam que outros gases estufa, como o metano, o óxido nitroso tenha tratamento diferenciado – o grande vilão do aquecimento global é o CO2. Também existe a idéia de criar cotas para os países, e aqueles que poluírem menos poderão vender suas cotas aos mais poluidores.  
Os maiores emissores desses poluentes são: Estados Unidos (36,1%), Rússia (17,4%), Japão (8,5%), Alemanha (7,4%), Grã-Bretanha (4,4%), Canadá (3,3%), Itália (3,1%), Polônia (3%), França (2,7%) e Austrália (2,1%).  

EXERCÍCIO 

 (UFSC) O ambiente urbano é um dos mais poluídos. Nele ocorrem, com grande intensidade, quase todos os tipos de poluição. Assinale a(s) proposição(ões) que for(em) VERDADEIRA(S)  e relacionada(s) à poluição urbana. 
01. O crescimento demográfico, a ausência de leis e de recursos financeiros implicam a degradação urbana e a abaixa qualidade de vida de seus habitantes. 
02. Há escassez cada vez mais de locais apropriados para a colocação das montanhas de lixo, geradas diariamente nas cidades do mundo inteiro. 
04. As cidades apresentam temperaturas idênticas às das zonas rurais de mesma latitude, pelo fato de as alterações humanas naquelas áreas não interferirem no clima. 
08. As chuvas ácidas são resultantes de reações químicas na atmosfera, a partir do potássio e fósforo, contidos nos fertilizantes jogados na agricultura. 
16. O uso mais racional possível dos materiais e substâncias usados na produção de bens de consumo e reciclagem ajudariam muito a solucionar o problema do lixo. 

COMENTÁRIO 
01. V. Cabe ressaltar que para a maior parte dos casos e países não há ausência de leis, mas o desrespeito às leis existentes.  
02. V. 
04. F. Nas áreas urbanas as temperaturas são em geral maiores – ilhas de calor.  
08. F. O SO2 oriundo da queima de combustíveis fósseis é o principal causador das chuvas ácidas.  
16. V.  


EXERCÍCIOS 

1) O furacão Katrina que destruiu várias cidades dos EUA, especialmente Nova Orleans, na Louisiana, motivou uma série de debates sobre a possível relação desse tipo de fenômeno com as mudanças climáticas na terra.  
Acerca desse contexto, todas as alternativas estão corretas, EXCETO a: 

 
a) Não só os furacões, mas também os terremotos e as erupções vulcânicas são fenômenos correlacionados com o aquecimento global.  
b) Para muitos críticos do atual modelo econômico, a interferência humana sobre o meio ambiente é o principal fator de mudança do clima da terra.  
c) Tempestades violentas, aquecimento global, derretimento das geleiras nos pólos e aumento do nível dos oceanos são alguns fatores creditados à interferência humana.  
d) A matriz energética baseada em combustíveis fósseis que jogam na atmosfera enormes quantidades de gases tem sido decisiva no aquecimento global.  
e) Apesar dos estudos científicos e das advertências dos estudiosos, muitos líderes políticos do mundo ignoram as transformações climáticas e justificam a manutenção do modelo pelas necessidades econômicas. 
Os terremotos e as erupções vulcânicas não estão  correlacionados com o aquecimento global.  


2) Sobre os problemas ambientais, a única alternativa INCORRETA é: 
a)A modernização da agricultura provoca o aumento da produção e da taxa de produtividade, sem acarretar prejuízos ao meio natural. 
b)O lixo doméstico, além de constituir um problema ambiental em razão de seu elevado volume, representa  um acentuado desperdício  de recursos em matérias-primas que poderiam ser aproveitadas. 
c) A aplicação  de  grandes  quantidades  de produtos  químicos  na  agricultura contamina  o  solo e, ao serem  transportados pelas chuvas, comprometem a qualidade das águas dos riachos e rios. 
d) A mineração e o garimpo  também são atividades  que exercem interferência no ambiente natural e contribuem para o seu desequilíbrio. 
e) A erosão e o empobrecimento dos solos são  conseqüências  do  desmatamento, das queimadas e do uso impróprio do próprio solo. 
A modernização da agricultura também pode causar danos ao meio natural.  


3) (UDESC) O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 por 180 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, divide o mundo em países industrializados e países em desenvolvimento. 
Sobre essa questão, e considerando que os países desenvolvidos são os maiores emissores de gases responsáveis pelo efeito estufa, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
a)Os Estados Unidos, país que mais consome combustíveis fósseis no planeta e, conseqüentemente, o de maior emissão de gases de efeito estufa, desistiram de ratificar o Protocolo de Kioto, em março de 2001. 
b) As atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas fazem aumentar a concentração de gases como o dióxido de carbono e o metano na atmosfera, responsáveis pelo aumento da temperatura média do planeta. 
c) A Terra irradia a energia solar na forma de calor, o qual é absorvido pelo coquetel de gases, principalmente o dióxido de carbono, esquentando a atmosfera e causando o chamado efeito estufa. 
d) Os países que mais contribuem com a emissão de CO2 são os Estados Unidos, a China, a Rússia, o Japão, a Índia, a Alemanha, o Reino Unido e o Canadá, dos quais seis deles são industrializados e dois são países em desenvolvimento. 
e)O efeito estufa é um fenômeno surgido com a Revolução Industrial que tem provocado enorme polêmica no mundo científico, que o responsabiliza pelas mudanças climáticas nas áreas rurais. 
O aquecimento global é um fenômeno de mudanças climáticas em todo o planeta Terra.  

4)  Abaixo estão relacionadas, dentre outras, algumas atividades humanas que contribuem para manter o ambiente mais equilibrado e saudável. 
I. redução de consumo de descartáveis 
ll. desmatamento e extinção de espécies 
lllassoreamento dos rios 
IV. monoculturas prolongadas 
V. utilização de energia alternativa: solar, biomassa, e outras 
Vl. produção de lixo nuclear 
Vlllançamento de dejetos químicos nos rios 
Vllldegradação e erosão dos solos 
lXreutilização e reciclagem de materiais 
X. uso de agrotóxicos 
Xlmanutenção de cobertura florestal 
Xllagricultura biológica ou orgânica 
Xlllpesca predatória 
XlVlançamento de CFCs na atmosfera 
XV. retirada das florestas apenas os produtos como óleos e alimentos 
Estão de acordo com o enunciado, as atividades humanas incluídas na alternativa com itens de número: 
a) III - IV - V - IX - XV 
b) I - V - IX - XI - XII - XV 
c) I - III - VII - XIV - XV 
d) IV - V - VIII - XIV - XV 
e) V - III - XIII - XIV – XV 
\

1) Talvez seja o impacto ambiental o que mais assusta as pessoas.  Fazem-se previsões catastróficas acerca do derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a conseqüente elevação do nível dos oceanos com inundação de centenas de cidades litorâneas. O desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases como o CO2, faz reter o calor irradiado pela superfície terrestre. O texto refere-se ao fenômeno: 
a) Ilha de calor 
b) Inversão térmica 
c) Efeito estufa 
d) Micro-clima urbano 
e) Chuvas ácidas 

O lançamento de gases como o carbônico fez aumentar o efeito estufa e assim causando o aquecimento global. 

2) Desde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução Industrial porém, esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanos têm considerável poder de auto limpeza, de purificação. 
Diante disso analise as afirmações I, II, III. 
I - Os elementos biodegradáveis vão-se acumulando nos rios, lagos e oceanos, aumentando a sua capacidade de retenção de oxigênio das águas e, consequentemente, prejudicando a vida aquática. 
II  - Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Além dos vazamentos causados por acidentes, os navios soltam petróleo no mar, rotineiramente, por ocasião da lavagem de seus reservatórios. 
III - A água empregada para resfriar os equipamentos causam sérios problemas ambientais, quando lançada nos rios, ainda quente, elevando a temperatura da água do rio e provocando a eliminação de algumas espécies de peixes. 
A alternativa, contendo afirmação (ões) VERDADEIRA (S), é: 
a) I,II e III 
b) I e II 
c) I e III 
d) II e III 
e) I 

O acumulo de elementos biodegradáveis diminui a capacidade de retenção de oxigênio pelas águas. 

3) Com relação à “poluição atmosférica” é INCORRETO afirmar: 
a) O CO2 intercepta as irradiações de calor emitidas pela superfície terrestre, retendo-as próximo da mesma.  
b) A poluição atmosférica aumenta normalmente a temperatura sobre as cidades, devido ao efeito estufa, produzido pelo gás carbônico. 
c) No Brasil, devido à existência de grandes florestas, como a Floresta Amazônica, “pulmão verde do mundo”, a poluição do ar  é irrisória, mesmo nos grandes centros, não trazendo praticamente nenhum transtorno a nossa população. 
d) Os efeitos da poluição do ar, são agravados com as inversões térmicas, pois o ar fica estagnado sobre um local. 
e) A neblina densa resultante da poluição que se forma sobre as cidades, tornando o ar mais escuro e limitando a visão do horizonte, é denominada de “smog”. 

No Brasil os grandes urbanos centros também sofrem com a poluição. 


4) (UFES) Sobre "chuvas ácidas" podemos afirmar que: 
I - são chuvas com elevado índice de acidez geradas pela combinação da água, presente na atmosfera, com as substâncias poluentes originadas pela queima de combustíveis fósseis. 
II - é um fenômeno atmosférico provocado pelo uso intensivo de pesticidas e fungicidas nas áreas com elevado índice de desenvolvimento agrícola. 
III - são chuvas cujas conseqüências se fazem sentir em diferentes áreas, independente dos locais onde existam as fontes emissoras de poluentes. 
IV - é um fenômeno atmosférico que tem como conseqüências a destruição da vegetação, a acidificação de lagos e represas, a corrosão de monumentos históricos, entre outras. 

Estão CORRETOS: 
a) I e II. 
b) I, III e IV. 
c) II, III e IV. 
d) III e IV. 
e) I, II, III e IV. 

A chuva ácida tem relação com as substâncias poluentes originadas pela queima de combustíveis fósseis. 


5) (PUC) Nos últimos séculos, o desenvolvimento da atividade industrial aumentou a presença de gases nocivos na atmosfera. Analise as afirmativas a seguir: 

I. A temperatura média da Terra tem aumentado por causa do dióxido de carbono, que acelerou o efeito estufa. 
II. Se a concentração de gás carbônico na atmosfera continuar aumentando, poderá haver problemas ligados à fusão das geleiras nos domínios polares. 
III. O aumento da temperatura média na Terra resultará em alterações na biosfera, influenciando a distribuição geográfica dos seres vivos. 

a) se todas as afirmativas estiverem corretas 
b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas 
c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas 
d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas 
e) se nenhuma afirmativa estiver correta 

O efeito estufa é um fenômeno natural, nos últimos anos, com o lançamento excessivo de dióxido de carbono ocorreu o aumento da temperatura do planeta.   

6) (PUC) Quando o tema é a sobrevivência do planeta, logo se pensa no efeito estufa. Sobre este fenômeno pode-se afirmar que: 
a) afeta basicamente os países industrializados do hemisfério Norte mas tende a se espalhar por todo o mundo, em meados do próximo século. 
b) seu controle depende de restrições às emissões de CO2‚ produzidas pelas atividades industriais e pelo consumo de carvão, petróleo e outros combustíveis. 
c) é, basicamente, provocado pelas queimadas que aconteceram nas áreas temperadas, a exemplo das que ocorreram na Noruega e no Canadá recentemente. 
d) tem causas ainda pouco conhecidas embora se saiba que está ligado a fatores de ordem tectônica, como o vulcanismo e a energia geotérmica. 
e) o aquecimento do planeta poderá apresentar o fim dos anecúmenos e a possibilidade de ampliação das áreas agrícolas em regiões que hoje são muito frias. 

O controle do efeito estufa depende da redução dó lançamento do dióxido de carbono pelas atividades econômicas 

7) (UNIFESP) O lixo resultante de serviços de saúde deve ter como destino: 
a) os postos de entrega voluntária, onde recebe tratamento químico para posterior reciclagem. 
b) a reciclagem, para economizar material e diminuir o consumo energético. 
c) os postos de coleta especial, para depois serem depositados em lixões. 
d) o aterro sanitário, onde ele é tratado antes de ser enterrado. 
e) a incineração, para eliminar vetores de doenças. 

O lixo hospitalar deve ser incinerado 

8) (UFPE) A degradação da qualidade ambiental urbana torna-se cada vez mais visível em diversas cidades brasileiras que se encontram expostas a todo tipo de impactos e danos ambientais. Sobre esse assunto, podemos afirmar que: 
01. esses impactos e agressões são, em geral, provenientes da intensa concentração populacional nos grandes centros e do contínuo processo de urbanização e industrialização. 
02.as atividades antrópicas na cidade, se não são realizadas de forma disciplinada e seguindo os parâmetros urbanísticos e ambientais, provocam vários tipos de poluição, com prejuízos à qualidade de vida. 
04.os loteamentos e as construções, os diversos serviços de infra-estrutura e atividades industriais acabam acarretando alterações nas características ambientais das cidades. 
08.pode ser considerado dano ambiental às cidades apenas a poluição que afete as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente. 
16.em algumas cidades brasileiras, a retirada da cobertura florestal tem contribuído para a estabilização das vertentes, antes sujeitas a movimentos de massa rápidos. 

Todo tipo de poluição é um dano ambiental nas cidades. 
A permanência da cobertura florestal contribui para a estabilização das vertentes. 





9) (ENEM) A tabela mostra a evolução da frota de veículos leves, e o gráfico, a emissão média do poluente monóxido de carbono (em g/km) por veículo da frota, na região metropolitana de São Paulo, no período de 1992 a 2000. 
 
Adaptado de Cetesb: relatório do ano de 2000. 
Comparando-se a emissão média de monóxido de carbono dos veículos a gasolina e a álcool, pode-se afirmar que 
I.no transcorrer do período 1992-2000, a frota a álcool emitiu menos monóxido de carbono. 
II.em meados de 1997, o veículo a gasolina passou a poluir menos que o veículo a álcool. 
III.o veículo a álcool passou por um aprimoramento tecnológico. 
É CORRETO o que se afirma apenas em 
a)I. 
b)I e II. 
c)II. 
d)III. 
e)II e III. 
O carro a álcool não passou por um aprimoramento tecnológico, fato que explica a emissão média de CO, no período 97 ‘a 2000, maior que o carro a gasolina. 

10) (UFPR) O lixo constitui uma das principais preocupações das administrações municipais. Em relação à produção urbana de resíduos sólidos, Curitiba passou de aproximadamente 70 toneladas/dia em 1940, para 214 em 1960, 717 em 1980, 1047 em 1996 (CETESB, 1997) e para 1845 em 1999 (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2000).  
Sobre esse tema, é CORRETO afirmar: 
01. O agravamento dos problemas de coleta, transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos está diretamente relacionado ao crescimento das cidades. 
02.Os resíduos orgânicos, se não forem convenientemente armazenados e tratados, podem produzir o chorume, substância altamente poluidora do solo e das águas. 
04. Os resíduos sólidos não constituem problema para a maior parte das cidades brasileiras, uma vez que são reciclados. 
08. A incineração é o procedimento mais adequado para eliminar o grande volume de resíduos sólidos gerado nas metrópoles. 
16. Quanto à escolha da área de depósito para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, devem ser considerados, entre outros, os seguintes fatores: o solo e o subsolo, o clima, a hidrografia e a hidrologia, a vegetação e os riscos de erosão. 
32. Através da mudança de hábitos de consumo e de comportamento individual, é possível reduzir o problema causado pelo lixo urbano. 
Os resíduos sólidos  constituem problema para a maior parte das cidades brasileiras. 
mudança de hábitos de consumo e de comportamento individual é o procedimento mais adquado para reduzir o problema causado pelo lixo urbano.  


G A B A R I T O 


1) C 
2) D 
3) C 
4) B 
5) A 
6) B 
7) E 
8) 07 
9) B 
10) 51 




Nenhum comentário:

Postar um comentário