terça-feira, 16 de abril de 2019

Questões sobre domínio vegetal brasileiro

EXERCÍCIO COMENTADO 

Segundo José William Vesentini, “os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, ou seja, um certo “ar de família” em extensas áreas, onde o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação”. 

Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que: 

a) O domínio da Pradaria localiza-se no Centro-Oeste do Brasil; trata-se do prolongamento dos campos do Paraguai. 
b) no domínio dos Cerrados encontram-se os Estados da Bahia, Goiás, Acre e Mato Grosso. 
c) no domínio da Araucária predomina o clima tropical e o relevo é marcado pela presença do Planalto Meridional. 
d) o domínio da Caatinga caracteriza-se por um solo fraco, com poucos minerais e muito profundo o que, associado à falta de chuvas, ocasiona uma vegetação florestal de grande porte. 
e) no domínio Amazônico predomina a floresta latifoliada equatorial onde encontra boas condições de crescimento, devido ao clima quente e à grande quantidade de chuvas. 

COMENTÁRIO 

a) F. As pradarias (campos) predominam no sul do Brasil. 
b) F. Os cerrados ocupam o Brasil Central não atingindo o Estado do Acre.  
c) F. As araucárias predominam em áreas de clima subtropical.  
d) F. A caatinga não constitui um domínio florestal.  
e) V.  











EXERCÍCIOS

1)(UFSC) Observe o mapa a seguir e assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S). 

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL 
 
VESENTINI, J.W. "BRASIL: Sociedade e Espaço. Geografia do Brasil", SP, Ática, 1998. 

01. I indica a existência de baixos planaltos e algumas planícies aluviais, cortados por rica rede hidrográfica e recobertos pela floresta latifoliada equatorial, onde o desmatamento e as queimadas têm suscitado intensos debates no mundo inteiro. 
02. assinala o domínio das araucárias, com clima tropical típico, alternadamente úmido e seco, recoberto  de terrenos graníticos, rios, intermitentes e com vegetação original ainda preservada. 
04. O domínio IV era originalmente coberto pela mata Atlântica, região ocupada desde a época colonial, que abriga elevadas densidades demográficas e metrópoles, e apresenta intensos processos erosivos. 
08. II e o III correspondem aos domínios das pradarias e da caatinga, respectivamente, onde se registra uma diminuição dos índices de umidade e um empobrecimento do solo. 
16. Semelhante às savanas africanas, os cerrados, demarcados com VI, coincidem com as áreas de clima equatorial, apresentam solos ricos em toda a sua extensão e mares de morros, cobertos por floresta heterogênea, higrófila e aciculifoliada. 
assinala o domínio das araucárias, com clima subtropical recoberto  de terrenos sedimentares, rios, perenes e com vegetação original muito alterada. 
Semelhante às savanas africanas, os cerrados, demarcados com VI, coincidem com as áreas de clima tropical, apresentam solos ácidos, cobertos por vegetação tropofila, caducifólia e xerófila.  

2) (UDESC 2007/1) Sobre a vegetação brasileira, é INCORRETO afirmar: 
a) Mata dos Cocais é uma formação vegetal encravada entre a Floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga. É, portanto, uma mata de transição entre formações bastante distintas, constituída por palmeiras ou palmáceas. 
b) Nas áreas mais altas do pantanal matogrossense há campos inundáveis, floresta tropical e mesmo cerrado. O Pantanal, portanto, não é uma formação vegetal, mas um complexo que agrupa várias formações em seu interior. 






c) Mata de galeria ou mata ciliar é a que acompanha os rios e lagos, ficando permanentemente alagada. Nela se reproduzem milhares de espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Ela também é conhecida pelo nome de mangue. 
d) Os campos naturais são formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. Sua origem pode estar associada a solos rasos ou a temperaturas baixas, em regiões de altitudes elevadas, a áreas sujeitas a inundação periódica ou ainda a solos arenosos. 
e) cerrado é muito parecido com a savana africana; é constituído por uma vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa (que retém mais água). 
Floresta se mantêm verde durante o ano todo (não perde as  folhas durante a estação seca) que acompanha os córregos e riachos da região Centro-Oeste do Brasil. 

3)  (UFSC 2006) Com base no mapa dos ecossistemas brasileiros, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

 

01. Baixas altitudes e solos com baixos índices de nutrientes são características predominantes do ecossistema identificado com o número 1 
02. Os ecossistemas identificados com os números 2 e 3 representam, respectivamente, o cerrado e a caatinga. 
04. No ecossistema de número 4 predominam as formações arbóreas e arbustivas. 
08. O ecossistema de número 5 é classificado como Mata de Araucária e ocupa as áreas de baixas altitudes da Região Sul.  
16. As formações vegetais do ecossistema identificado com o número 6 correspondem a uma floresta tropical. A sua intensa devastação deve-se principalmente à intensa urbanização e industrialização. 
32. O ecossistema identificado com o número apresenta-se como uma formação vegetal complexa. 
64. Duas formações  vegetais  caracterizam o ecossistema 8: a mata de galeria e os manguezais. 

No ecossistema de número 4 predominam as formações herbáceas  e arbustivas. 
O ecossistema de número 5 é classificado como Mata de Araucária e ocupa as áreas de altitudes da Região Sul. 
A mata de galeria acompanha os córregos e riachos da região Centro-Oeste do Brasil. 

Um comentário:

  1. Segundo José William Vesentini, "os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, ou seja, um certo ´ar de família´ em extensas áreas, onde o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação." Com base no texto acima, é incorreto afirmar que:

    ResponderExcluir