terça-feira, 25 de agosto de 2020

Ventos: Correntes de jato; Jato polar e subtropical

 


 O jato polar apresenta velocidade média de 125 km/h no inverno e aproximadamente a metade no verão. A velocidade pode chegar a 350 km/h. 
    Durante o inverno, o vento polar pode se deslocar em direção ao Equador até 30° de latitude. No verão, sua posição média é usualmente em torno de 50° de latitude. Como a frente polar, o vento polar não é uniformemente bem definido ao redor do globo. Onde a frente polar é bem definida, com grandes gradientes de temperatura, os ventos no jato são acelerados. O vento não tem uma trajetória retilínea oeste-leste, mas apresenta ondulações, com grande componente norte-sul.

   O vento polar tem um papel muito importante no tempo em latitudes médias. Além de fornecer energia à circulação de tempestades na superfície, ele também dirige suas trajetórias. Consequentemente, o seu monitoramento é importante para a previsão de tempo.


      O papel do vento polar na geração e manutenção de tempestades em escala sinótica está ligado à produção de convergência e divergência em nível superior quando o ar é acelerado e desacelerado ao entrar e sair de faixas de máxima velocidade do jato. Onde o jato produz divergência em altitude ele contribui para o desenvolvimento de ciclones que se formam e deslocam ao longo da frente polar.

       O vento polar não é a única corrente de jato. 


    O vento subtropical ocorre próximo à descontinuidade da tropopausa, em torno de 25° de latitude, no extremo da célula de Hadley. Ele está localizado a aproximadamente 13 km de altitude. É mais forte e menos variável em latitude que o jato polar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário