Conteúdo: Fontes de energia e a questão energética no Brasil.
- (UDESC) Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:
A. Energia Gravitacional.
B. Energia Geotérmica.
C. Energia das Marés.
D. Energia Fóssil.
E. Energia de Xisto Betuminoso
- (ACAFE) O Oriente Médio, foco de conflitos geopolíticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupações em diferentes países, é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo:
- Por ter o seu território banhado pelos oceanos Pacífico e Índico e por sua importância no mercado mundial, devido ao elevado consumo de carvão mineral.
- Devido à sua localização próxima à China e à Índia e à sua importância econômica como principal produtora de carvão mineral em escala mundial.
- Devido à sua localização entre Ásia, Europa e África e à sua importância econômica como detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.
- Por ter o seu território banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho e por sua importância no mercado mundial como principal consumidora de petróleo
- Por ser a base da fé do hinduísmo.
- (UFRG) Sobre os recursos naturais utilizados na produção de energia, considere as seguintes afirmativas:
I. Alguns combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural são considerados recursos naturais renováveis.
II. A água dos rios, utilizada como fonte de energia, é considerada uma energia “limpa” porque não emite poluentes para a atmosfera.
III. Uma das críticas que se faz em relação ao uso de material radioativo na produção de energia refere-se à destinação do lixo atômico.
IV. O Brasil destaca-se pelo uso da biomassa como fonte de energia.
Assinale a alternativa correta.
A. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
B. Somente a afirmativa I é verdadeira.
C. Somente a afirmativa II é verdadeira.
D. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E. Todas as afirmativas são verdadeiras.
- (UFMG) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).
Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.
- Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
- Hidrogênio, usado como célula combustível.
- Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
- Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.
- Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.
- (UFPE) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo:
- a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera-verão.
- a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
- a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
- o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
- o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.
- (UFSC) O G-20, grupo composto pelos 20 países mais industrializados do mundo, vem discutindo alternativas energéticas que não sejam nocivas ao meio ambiente, sejam renováveis, tenham um custo acessível e que permita o desenvolvimento econômico.
VIVER, aprender expandindo: conhecer, sobreviver e conviver: Ensino Médio. v. 1. São Paulo: Global, 2009.
No Brasil, um exemplo de importante fonte energética alternativa dessa natureza, proveniente da biomassa tropical e utilizada como combustível nos veículos automotivos, é:
- a cana de açúcar, utilizada na produção do álcool.
- o petróleo, utilizado na produção de energia nuclear.
- o xisto, utilizado na produção de energia termoelétrica.
- o urânio, utilizado na produção de energia geotérmica.
- o carvão mineral, utilizado na produção de energia eólica.
- (UFSC) O projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no estado do Pará, foi pensado e elaborado ao longo de muitos anos por governos brasileiros sucessivos desde o regime militar. A construção da hidrelétrica tem sido objeto de controvérsias e de grandes debates, em que são considerados o:
- gasto excessivo do Estado e a pouca importância do empreendimento.
- enfraquecimento da economia do país e o favorecimento do capital estrangeiro.
- projeto de instalação de usinas nucleares e a manutenção da área de floresta.
- mito e a ideologia do Brasil potência, entendidos como heranças do autoritarismo.
- impacto ambiental e o deslocamento de milhares de pessoas daquele território.
- (UFPI) Sobre a infraestrutura do setor energético no Brasil e particularmente no estado do Paraná, é correto afirmar que:
- devido à rica hidrografia amazônica, as maiores hidroelétricas brasileiras estão situadas na região Norte, sendo esta a região que mais contribui com a geração de hidroeletricidade.
- a hidroelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional, mas o Brasil consome um percentual maior da energia gerada, se comparado ao consumo do Paraguai.
- o Paraná é um importante produtor nacional de carvão mineral e de urânio, fazendo com que o Estado se destaque na produção de energia termoelétrica e nuclear.
- dentre os combustíveis fósseis utilizados na produção de energia, destacam-se o petróleo e os derivados do álcool.
- a polêmica em torno da construção da usina de Mauá, no rio Tibagi, fez com que o governo decidisse pela construção de uma unidade termoelétrica, no local, abandonando o projeto da usina hidroelétrica.
- (UFJF) A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos.
No Brasil, essa energia
- apresenta um forte potencial no litoral nordestino.
- é largamente concentrada na Amazônia.
- representa cerca de 10% da matriz energética.
- tem maior produção concentrada no Sudeste.
- concorre diretamente com fontes tradicionais como o carvão.
- (ACAFE) Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção a expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção do etanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009, o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
- O bioma Amazônia, por sua grande extensão geográfica e vastas áreas ainda não usadas para agricultura, é considerado um espaço adequado para a expansão da cana-de-açúcar.
- O bioma Pantanal, devido à abundância de recursos hídricos necessários ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, é tido como área ideal para seu plantio.
- Existem, em território brasileiro, milhões de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-açúcar, sendo desnecessário o avanço sobre biomas ainda conservados.
- Remanescentes florestais não utilizados na região Sudeste podem ser incorporados como áreas de plantio, evitando assim sua expansão sobre biomas ambientalmente mais suscetíveis.
- No Centro-Sul brasileiro não haverá expansão da cana-de-açúcar, porque as áreas agrícolas já estão incorporadas à dinâmica produtiva.