segunda-feira, 17 de março de 2025

Questões fontes de energia

 Conteúdo: Fontes de energia e a questão energética no Brasil. 



  1. (UDESC) Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:

A. Energia Gravitacional.

B. Energia Geotérmica.

C. Energia das Marés.

D. Energia Fóssil.

E. Energia de Xisto Betuminoso


  1. (ACAFE) O Oriente Médio, foco de conflitos geopolíticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupações em diferentes países, é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo:
  1. Por ter o seu território banhado pelos oceanos Pacífico e Índico e por sua importância no mercado mundial, devido ao elevado consumo de carvão mineral.
  2. Devido à sua localização próxima à China e à Índia e à sua importância econômica como principal produtora de carvão mineral em escala mundial.
  3. Devido à sua localização entre Ásia, Europa e África e à sua importância econômica como detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.
  4. Por ter o seu território banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho e por sua importância no mercado mundial como principal consumidora de petróleo
  5. Por ser a base da fé do hinduísmo. 


  1. (UFRG) Sobre os recursos naturais utilizados na produção de energia, considere as seguintes afirmativas:

I. Alguns combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural são considerados recursos naturais renováveis.

II. A água dos rios, utilizada como fonte de energia, é considerada uma energia “limpa” porque não emite poluentes para a atmosfera.

III. Uma das críticas que se faz em relação ao uso de material radioativo na produção de energia refere-se à destinação do lixo atômico.

IV. O Brasil destaca-se pelo uso da biomassa como fonte de energia.

Assinale a alternativa correta.

A. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

B. Somente a afirmativa I é verdadeira.

C. Somente a afirmativa II é verdadeira.

D. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

E. Todas as afirmativas são verdadeiras.


  1. (UFMG) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

 Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.

 

  1. Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
  2. Hidrogênio, usado como célula combustível.
  3. Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
  4. Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.
  5. Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.


  1. (UFPE) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo:
  1. a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera-verão.
  2. a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
  3. a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
  4. o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
  5. o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.


  1. (UFSC) O G-20, grupo composto pelos 20 países mais industrializados do mundo, vem discutindo alternativas energéticas que não sejam nocivas ao meio ambiente, sejam renováveis, tenham um custo acessível e que permita o desenvolvimento econômico.

 VIVERaprender expandindo: conhecer, sobreviver e conviver: Ensino Médio. v. 1. São Paulo: Global, 2009.

 No Brasil, um exemplo de importante fonte energética alternativa dessa natureza, proveniente da biomassa tropical e utilizada como combustível nos veículos automotivos, é:

  1. a cana de açúcar, utilizada na produção do álcool.
  2. o petróleo, utilizado na produção de energia nuclear.
  3. o xisto, utilizado na produção de energia termoelétrica.
  4. o urânio, utilizado na produção de energia geotérmica.
  5. o carvão mineral, utilizado na produção de energia eólica.


  1. (UFSC) O projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no estado do Pará, foi pensado e elaborado ao longo de muitos anos por governos brasileiros sucessivos desde o regime militar. A construção da hidrelétrica tem sido objeto de controvérsias e de grandes debates, em que são considerados o:
  1. gasto excessivo do Estado e a pouca importância do empreendimento.
  2. enfraquecimento da economia do país e o favorecimento do capital estrangeiro.
  3. projeto de instalação de usinas nucleares e a manutenção da área de floresta.
  4. mito e a ideologia do Brasil potência, entendidos como heranças do autoritarismo.
  5. impacto ambiental e o deslocamento de milhares de pessoas daquele território.


  1. (UFPI) Sobre a infraestrutura do setor energético no Brasil e particularmente no estado do Paraná, é correto afirmar que:
  1. devido à rica hidrografia amazônica, as maiores hidroelétricas brasileiras estão situadas na região Norte, sendo esta a região que mais contribui com a geração de hidroeletricidade.
  2. a hidroelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional, mas o Brasil consome um percentual maior da energia gerada, se comparado ao consumo do Paraguai.
  3. o Paraná é um importante produtor nacional de carvão mineral e de urânio, fazendo com que o Estado se destaque na produção de energia termoelétrica e nuclear.
  4. dentre os combustíveis fósseis utilizados na produção de energia, destacam-se o petróleo e os derivados do álcool.
  5. a polêmica em torno da construção da usina de Mauá, no rio Tibagi, fez com que o governo decidisse pela construção de uma unidade termoelétrica, no local, abandonando o projeto da usina hidroelétrica.


  1. (UFJF) A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos.

 No Brasil, essa energia

 

  1. apresenta um forte potencial no litoral nordestino.
  2. é largamente concentrada na Amazônia.
  3. representa cerca de 10% da matriz energética.
  4. tem maior produção concentrada no Sudeste.
  5. concorre diretamente com fontes tradicionais como o carvão.


  1. (ACAFE) Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção a expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção do etanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009, o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente.

 

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. O bioma Amazônia, por sua grande extensão geográfica e vastas áreas ainda não usadas para agricultura, é considerado um espaço adequado para a expansão da cana-de-açúcar. 
  2. O bioma Pantanal, devido à abundância de recursos hídricos necessários ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, é tido como área ideal para seu plantio. 
  3. Existem, em território brasileiro, milhões de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-açúcar, sendo desnecessário o avanço sobre biomas ainda conservados. 
  4. Remanescentes florestais não utilizados na região Sudeste podem ser incorporados como áreas de plantio, evitando assim sua expansão sobre biomas ambientalmente mais suscetíveis. 
  5. No Centro-Sul brasileiro não haverá expansão da cana-de-açúcar, porque as áreas agrícolas já estão incorporadas à dinâmica produtiva. 






Questões sobre geopolítica

 Conteúdo: A evolução geopolítica no século XX, O mundo antes da Primeira Guerra Mundial, O período entre guerras, O mundo pós Segunda Guerra Mundial e o Mundo Socialista. 


  1. As disputas territoriais, o neocolonialismo e o descontentamento de países como a Alemanha e a Itália com a Partilha da África, levou ao aumento da tensão no espaço europeu na primeira metade do século XX e culminou na formação de dois grupos antagônicos. Que grupos surgiram do acirramento entre as potências europeias? Quais foram os países que formaram esses grupos? 

Tríplice Aliança: Alemanha, Itália e Áustria- Hungria

Tríplice Entente: França, Rússia e Inglaterra. 


  1. Explique como se configurava o espaço europeu antes da Primeira Guerra Mundial e quais foram as principais mudanças após esse conflito. 

Com o fim da guerra, em 1918, muitas mudanças ocorreram, não só políticas, mas também geográficas: 4 impérios deixaram de existir, além do surgimento de vários países. 


  1. Defina geopolítica? Cite um exemplo de ação geopolítica que justifique sua definição.  

 É a ação do Estado no plano territorial para atingir seus objetivos. A invasão da Alemanha na Polônia, fato esse que culmina no início da SGM é um exemplo, Hitler justificava que a Alemanha precisava de espaço para crescer “espaço vital” no fundo era uma política expansionista para assegurar o domínio alemão.


  1. “A essência da visão pessoal de mundo de Hitler compreendia a crença na história como uma luta racial, o anti-semitismo radical, a convicção de que o futuro da Alemanha só poderia ser garantido através da conquista de Lebensraum (“espaço vital”) à custa da Rússia, e a união de todas essas linhas de pensamento na noção de uma luta de vida ou morte, até o fim, contra o marxismo – personificado, da maneira mais concreta, no ‘bolchevismo judaico’ da União Soviética”.

 (KERSHAW, Ian. Hitler. Um perfil do poder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993, p. 25.)

 

    Que circunstâncias históricas do início do século XX podem ser associadas ao surgimento e desenvolvimento dessas ideias, na Alemanha?

Primeira  Guerra Mundial – Tratado de Versalhes – Revolução Russa. 


  1. Que ações políticas fizeram parte das conferências de Yalta e de Potsdam em 1945?

Yalta: Foram firmados objetivos de assegurar um fim rápido à guerra e a estabilidade do mundo após a vitória final.

Potsdam: A partir de 17 de julho de 1945, os EUA, o Reino Unido e a União Soviética passaram a estabelecer as diretrizes político-econômicas para a Alemanha no pós-Guerra. A seguir, enviaram ultimato ao Japão, exigindo rendição.
















  1. Após ao final da Segunda Guerra Mundial, uma nova potência toma lugar ao lado dos Estados Unidos, a União Soviética, que adota postulados socialistas. Este novo fato gera um conflito de amplas proporções, que se convencionou chamar “Guerra Fria”. A expressão “Guerra Fria” se fundamentava em qual premissa?

 Na ameaça de uma guerra nuclear devido o poderio bélico das duas nações, que evitavam se destruir, passando a se digladiar diplomaticamente e aumentar suas áreas de influência.




  1. Explique, pontuando cronologicamente, como ocorreu a separação e unificação da Alemanha e a divisão de Berlim.

Em 1945 a Alemanha foi ocupada pelas quatro potências vencedoras da SGM. (França, EUA, Reino Unido e URSS). O mesmo para Berlim

Em 1949 a Alemanha foi dividida em dois países, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Berlim, também foi dividida, em dois setores o Ocidental e Oriental, e deixou de ser capital da Alemanha Ocidental que passou a ter como capital política a cidade de Bohn.



(Em 1961 construção do muro de Berlim)

(Em 1989 queda do muro de Berlim)

Em 1990 unificação da Alemanha. 


  1. Jamais a face do globo e a vida humana foram tão dramaticamente transformadas quanto na era que começou sob as nuvens em cogumelo de Hiroxima e Nagasaki. [...]. E de qualquer modo, a primeira contingência que se teve de enfrentar foi o imediato colapso da grande aliança antifascista.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 177.

Descreva um momento marcante da nova era assinalada pelo historiador. Justifique. 

Detonação nuclear nas cidades japonesas, o fim da união das forças do Eixo e o início do período da Guerra Fria que é o que o autor afirma quando cita “era que começou sob as nuvens em um cogumelo”.  – DIVISÃO DA ALEMANHA, MURO DE BERLIM, CORRIDA ARMAMENTISTA...


  1. O período geopolítico considerado bipolar se configurou como rearranjo do espaço mundial delineado pelas duas nações vitoriosas do conflito, essas nações regionalizaram a terra não em critérios geográficos e sim ideológicos, criando uma disputa inédita, entre dois modos distintos de produção. Em relação a essas disputas ideológicas no período mencionado, é correto afirmar que o (s) a (s):

 

  1. Estados Unidos combateu o socialismo soviético, através da articulação com alguns países asiáticos como o Japão, que desejava enviar armas nucleares para a ex-União Soviética, após a catástrofe que sofrera na segunda guerra mundial.
  2. bipolaridade teve como uma das principais lógicas a expansão do socialismo, fortemente combatida pelo capitalismo, que tinha como uma de suas premissas atenuar os desníveis socioeconômicos entre os países, o que foi fortemente combatido pelo capitalismo.
  3. socialismo tinha por objetivo ampliar sua influência pelos continentes através do convencimento de uma sociedade justa e igualitária, contra os valores mercantis do capitalismo.
  4. modo de produção capitalista e socialista divergiram pelas conquistas de áreas de influência, ocasionando problemas políticos sem interferência nos acordos de não proliferação de armas nucleares.
  5. o espaço mundial sofreu uma divisão equilibrada, na medida em que a Europa, Ásia e América optaram por aderir ao modo de produção capitalista e a África, Oceania e Antártida ao socialista.


  1.   Na década de 1980, a URSS começou a apresentar baixo dinamismo econômico e defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas. Neste cenário, em 1985, Mikhail Gorbatchev iniciou reformas com o intuito de recolocar o país no mesmo patamar dos concorrentes ocidentais, com medidas que promoveram: 
  1. a criação da Comunidade dos Estados Independentes e a promoção da democracia.
  2. a implantação da ditadura do proletariado e a condenação dos líderes da resistência.
  3. a estatização dos meios de produção e a elaboração de planos quinquenais.
  4. a reestruturação da economia soviética e a abertura política da nação.
  5. a implantação do autoritarismo militar e o fechamento do Parlamento.


Questão desafio


    Em nossos estudos foram marcados três momentos no século XX que mostravam a configuração do espaço mundial. O desafio é ordenar os três períodos analisados com os termos ou expressões especificadas abaixo. 


  1. O mundo antes da PGM: 
  2. O mundo entre as duas Grandes Guerras: 
  3. O mundo pós SGM: 


A) Otan, B) Liga das Nações, C) Tratado de Versalhes, D) ONU, E) Pacto de Varsóvia, F) Tríplice entente,  G) Força do eixo,  H) tríplice aliançaI) Conferência de Yalta,  J) Bipolar,  K) Guerra Fria,  L) Conferência de PotsdamM) ImpériosN) partilha do continente africanoO) PangermanismoP) Revolução socialista na RússiaQ) EUA e Japão se tornaram potências mundiaisR) Rússia vira potência,  S) Corrida Armamentista,  T) Aliados.