segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Classificação climática




Classificação climática











Segundo a classificação de Thornthwaite, Santa Catarina é dotada de um clima mesotérmico, com precipitação distribuída durante o ano todo.
A posição do Estado, na região temperada úmida, dá ao Estado uma boa oferta de pluviosidade, sendo a região oeste do Estado e em torno de Joinville, áreas superúmidas.
Usando o sistema de Köppen, Santa Catarina detém os tipos Cfa - com verão quente e Cfb - com verão fresco.
O território catarinense se enquadra no clima do Grupo “C” - mesotérmico (o mês mais frio apresenta temperaturas inferiores a 18o e superiores a 3oC);  e “f“ - tipo úmido (não há índices pluviométricos inferiores a 60mm mensais).
Devido ao fator altitude, distinguem-se outros dois subtipos: de verão quente “a“ - encontrado no litoral e no oeste onde as temperaturas do verão são elevadas; e de verão fresco (ameno) “b“ -  nas zonas mais elevadas do planalto.

Santa Catarina CLIMA


C l i m a


Santa Catarina possui clima Subtropical. Este tipo climático ocorre em virtude da latitude, entre os paralelos 25o e 29o Sul, numa área de transição entre a zona tropical e temperada.

Características do Clima Subtropical

- Mesotérmico: a temperatura média não é elevada como na Amazônia ou diminuta igual às regiões polares. 

- Distribuição regular das chuvas: em condições normais não existe no Estado época ou local árido ou com estações seca durante o ano.

-  Grande amplitude térmica: a variação térmica entre as estações do verão e inverno é elevada.

- Forte ação das massas Polar atlântica (m.P.a. - fria) e Tropical atlântica (m.T.a. - quente).

- Ocorrência das quatro estações do ano.



Pluviosidade
         Em geral a pluviosidade está bem distribuída no território catarinense devido às atuações da m.P.a. e da m.T.a. que, por sua constância, não produzem uma estação chuvosa e uma estação seca.
         A distribuição das isoietas (linhas que ligam pontos com a mesma pluviosidade) mostra maiores valores no Oeste e menores no sul do Estado.


Umidade Relativa do Ar
         De um modo geral, as isoígras (linhas que ligam pontos com a mesma umidade relativa do ar) decrescem do litoral para o interior. O extremo oeste registra valores médios de 75%. No litoral os valores médios são de 85%.